Skip to main content

A semana será marcadas por muitas chuvas espalhadas pelo país (Foto: Thinkstock)

 

A semana começa com previsão de chuvas em grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia). Destaque para chuvas torrenciais sobre o Vale do Araguaia, leste do Tocantins, sudeste do Pará, algumas áreas do Maranhão e boa parte das regiões produtoras do interior da Bahia.

Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul também receberão precipitações ao longo dos dias. “A partir de terça-feira, um centro de baixa pressão volta a se formar sobre a divisa do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Paraná e com isso, novas chuvas torrenciais deverão ocorrer em grande parte dessas regiões”, alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Marco Antonio diz que “isso é típico dessa época do ano, em pleno verão”. Em razão da atmosfera estar muito quente, “as áreas de instabilidade se formam, acontecem chuvas torrenciais e até mesmo quedas de granizo”, explica.

saiba mais

Pior temporada de incêndios na Austrália pode mudar para sempre o país

Monitoramento do clima contribui para bom desempenho na produção

 

São Paulo

Após um final de semana instável, com tempo fechado e chuvas, o sol deve predominar ao longo dos próximos dias. A semana será quente e abafada, com temperatura em torno dos 30°C, mas as pancadas de chuva vão continuar a partir da tarde e podem ser moderadas a fortes em todo o estado. As informações são do Climatempo.

Sul

Ao contrário de grande parte do país, o sul do Brasil deve ter tempo seco no início da semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Paraguai e até em algumas áreas do Mato Grosso do Sul.

No Rio Grande do Sul, somente a partir de quinta-feira (9), uma frente fria deve avançar sobre o estado, levando chuvas generalizadas com altos volumes sobre o estado. “Essas áreas de instabilidade ganham força e devem avançar já no final de semana para a região central e norte do país”, contribuindo para a continuação das chuvas em grande parte do Brasil. O agrometeorologista alerta que “em alguns momentos as chuvas tendem a ser torrenciais, aptas a causar grandes transtornos, não só no meio rural mas também nas cidades”.
Source: Rural

Leave a Reply