Skip to main content

Fortes chuvas agravam a situação na região. (Foto: Reprodução G1 Goiás)

 

Uma barragem que ficava na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural de Pontalina (GO), rompeu na manhã de sábado (4/1), deixando a cidade embaixo d‘água. Não há registro de mortos ou desaparecidos, mas vários agricultores perderam animais de criação.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) do Estado de Goiás, a barragem estava em situação irregular quanto ao cadastro de segurança, já que “o prazo de regularização expirou em 31 de dezembro do ano passado sem que o proprietário se manifestasse sobre o estado de conservação das estruturas. A fazenda possui outorga para o barramento e uso da água no município e o licenciamento ambiental emitido pela prefeitura de Pontalina estava em situação regular. A região sofre com fortes chuvas desde sexta-feira (3/1).

Com o descumprimento do prazo, o proprietário da fazenda pode ser autuado por infração ambiental e ficar sujeito a multa de até R$ 100 mil. Além disso, segundo a pasta, será necessário apurar, por meio de laudo técnico, os danos provocados ao meio ambiente, à fauna, eventualmente à saúde pública e mesmo a interrupção no abastecimento de água para verificar outras sanções aplicáveis.
Source: Rural

Leave a Reply