Skip to main content

Apenas 30% do volume global será direcionado ao consumo nos países exportadores (Foto: Globo Rural/Editora Globo)

 

O consumo mundial de café estimado para este ano deverá atingir 167,90 milhões de sacas de 60 kg, das quais 70% (116,8 milhões) devem ser consumidas por países tradicionalmente importadores do grão. Apenas 30% do volume global (51,02 milhões) será direcionado ao consumo nos países exportadores.

Num ranking dos continentes em 2019, a Europa destaca-se em primeiro lugar, com um consumo estimado em 54,4 milhões de sacas (32% do total produzido). Em seguida se destaca o grupo Ásia e Oceania, com 37,84 milhões de sacas (23%) e na sequência América do Norte com 30,96 milhões de sacas (18%); América do Sul 27,14 milhões de sacas (16%); África com 11,94 milhões de sacas e América Central e México com 5,57 milhões de sacas (3%).

As análises da performance do consumo mundial de café e das exportações do grão do Brasil são embasadas nos dados estatísticos extraídos do relatório mensal outubro 2019 elaborado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé). As edições desde março de 2015 estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

saiba mais

Leilão de grãos especiais da BSCA bate recorde e atinge R$ 6,6 mil a saca

Exportação de café solúvel deve alcançar recorde de 4 mi de sacas, prevê Abics

 

Maior produtor e segundo maior exportador mundial de café, o Brasil superou as vendas externas do grão nos dez primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período dos últimos quatros anos, atingindo 34,05 milhões de sacas. Em 2018, o volume de café exportado atingiu 27,73 milhões de saca de janeiro e outubro (quase 19% a menos que neste ano).

Em outubro deste ano o Brasil exportou 3,4 milhões de sacas de café – considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído. O volume representa queda de 13,1% em relação a outubro do ano passado, quando o País bateu recorde em exportações do produto para o mês. Já a receita cambial gerada pelas exportações– US$ 441,1 milhões – registrou um decréscimo de 14,7% em relação a outubro do ano passado.

Ainda em outubro, o café arábica representou 82,6% do volume total exportado pelo Brasil, somando 2,8 milhões de sacas de 60 kg, enquanto o conilon (robusta) participou com 8% das exportações, volume de 274 mil sacas. O café solúvel representou 9,4% das vendas externas, correspondendo a 321 mil sacas.

saiba mais

Petrobras aumentará preço do diesel a partir de amanhã nas refinarias

Anvisa aprova venda de remédios à base de cannabis no Brasil

Imaflora: Brasil precisa comprovar eficiência na agricultura de baixo carbono

 
Source: Rural

Leave a Reply