Skip to main content

Setor da agropecuária cresceu 2,1% em comparação ao mesmo período do ano passado (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

 

O Produto Interno Bruto referente ao terceiro trimestre de 2019 cresceu 0,6%, em relação ao segundo trimestre de 2019, na série com ajuste sazonal. Os dados divulgados nesta terça-feira (03/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a agropecuária teve a maior alta com crescimento de 1,3%.

No comparativo com o mesmo período de 2018, o crescimento de 2,1% do setor agropecuário foi impulsionado principalmente pelo desempenho de alguns produtos com safra relevante no terceiro trimestre deste ano, como é o caso do milho (23,2%) e algodão herbáceo (39,7%).

Ainda em relação ao comparativo com o terceiro trimestre de 2019, em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,842 trilhão, puxado, além da agropecuária, pela Indústria (0,8%) e pelos Serviços (0,4%). Os bons número da Indústria se devem principalmente ao desempenho da extração de petróleo, com alta de 12,0%, e à Construção (1,3%).

Ao verificar a despesa do brasileiro, o IBGE identificou variações positivas tanto na Formação Bruta de Capital Fixo (2,0%), quanto na Despesa de Consumo das Famílias (0,8%), sinal de que o poder de compra da família brasileira está sofrendo leve aumento.

saiba mais

Mercado financeiro eleva estimativa de inflação este ano para 3,29%

Bolsonaro diz que governo não atuará para baixar o preço da carne

Sem chuva, sul do Brasil, Argentina e Paraguai terão semana de estiagem

 

 
Source: Rural

Leave a Reply