Skip to main content

A pasta diz que a primeira reunião está prevista para dezembro, quando os integrantes irão avaliar as ações adotadas até o momento (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

O Ministério da Agricultura criou a Comissão Técnica Consultiva para a prevenção da peste suína africana, doença que vem dizimando rebanhos na Ásia. Em nota, a pasta diz que a primeira reunião está prevista para dezembro, quando os integrantes irão avaliar as ações adotadas até o momento, definir reforços necessários para intensificar a prevenção, principalmente nos pontos de ingresso de bagagens e equipamentos, além de estipular ações para incentivar a participação da sociedade.

saiba mais

Falta de transparência da China sobre peste suína gera indefinição, diz BRF

China diz que fornecimento de carne suína será estabilizado até Ano Novo Lunar

 

A comissão técnica será coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério, com a participação das entidades de criadores, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

"O risco de a doença entrar no Brasil é baixo, considerando que o vírus está ausente na América do Sul. No entanto, a dispersão da PSA em vários países do mundo e a intensa movimentação de passageiros entre países com casos confirmados exigem a adoção de medidas preventivas", disse o ministério.
Source: Rural

Leave a Reply