Skip to main content

Porta-enxerto (Foto: Reprodução/Citrograf)

 

Minha parreira de uva se enche de folhas, mas não produz. O que devo fazer?
Oti Zelada, da Bolívia

É possível que a planta não seja uma variedade produtora de uvas, e se trate de um porta-enxerto – planta popularmente conhecida como cavalo, que tem a parte de baixo utilizada no processo de enxertia.

Em geral, as espécies utilizadas para porta-enxertos são bastante vigorosas e produzem muitos ramos e folhas, porém não chegam a frutificar, ou abortam as flores e dispensam os grãos ainda pequenos, devido às características genéticas. A recomendação é fazer uma enxertia ou trocar a planta por outro enxertada.

saiba mais

Conheça o plátano havaiano

Conheça a suculenta mãe-de-milhares

 

Veja mais informações em www.embrapa.br/uva-e-vinho/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1052582/producao-de-mudas-na-propriedade-a-partir-da-enxertia-verde, e www.embrapa.br/uva-e-vinho/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1015774/guia-visual-para-avaliacao-da-qualidade-em-mudas-de-videira.

Consultor: Rodrigo Monteiro, engenheiro agrônomo do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rua do Livramento, 515, Bento Gonçalves (RS). Caixa Postal 130. CEP 95701-008. Tel.: (54) 3455-8082. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply