Skip to main content

Pedro Gabarra Tavares Reis, da Fazenda Pinhal, recebe o prêmio de campeão da sexta edição do Prêmio Fazenda Sustentável (Foto: Rodrigo Trevisan/Editora Globo)

 

Localizada no município de Santo Antônio do Amparo (MG), a Fazenda do Pinhal foi escolhida como a mais sustentável do Brasil, durante a cerimônia de premiação do 6º Prêmio Fazenda Sustentável, em São Paulo nesta quinta-feira (28/11). A iniciativa é da Revista Globo Rural, com metodologia do Rabobank e da Fundação Espaço Eco e patrocínio da Sew Eurodrive Brasil.

"Gostaria de agradecer pelo reconhecimento para a nossa família. (A sustentabilidade) É uma sementinha que a gente vem plantando há muito tempo e agora estamos colhendo os frutos. No início, a gente quer mudar o mundo, mas a gente vê que não pode, então a gente muda o que pode. A sustentabilidade  é uma escada, subindo um degrau a cada dia. Obrigadpo pelo prêmio", disse Pedro Garraba Tavares Reis, ao receber o prêmio de primeiro lugar de Fazenda Sustentável. 

Há seis gerações, a família Teixeira se dedica ao cultivo do café. Atualmente, é a vez de Pedro Gabarra Tavares Reis, de 38 anos, suceder o pai, João Newton Reis Tavares, de 63 anos, na gestão da Fazenda Pinhal. Em conjunto com a irmã e gerente socioambiental, Mariana Gabarra Tavares Reis Teixeira, buscam tornar a propriedade mais sustentável.  

A propriedade tem 42% de área preservada. Em uma visão aérea, os 446 hectares de cafezais convivem com o cultivo de eucaliptos e a floresta de árvores nativas. Em 2011, foram implantadas 110 mil mudas em uma área de 70 hectares, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, destinou-se um espaço para o projeto de reabilitação e soltura de animais silvestres. 

As ações sustentáveis vão além dos cuidados com a florestas e os animais. A Fazenda Pinhal conseguiu certificações para o café arábica que não somente impactou positivamente o preço do grão, como permitiu diminuir o consumo de água, de fertilizante, defensivo e combustível. A propriedade ainda instalou painéis solares para geração de energia e tem parceria com escolas para que estudantes participem do plantio de árvores na propriedade.

 

  A sexta edição do Prêmio Fazenda Sustentável contou com 81 propriedades inscritas. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora, composta por Paulo Branco (coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV), Mariana Vasconcelos (CEO da empresa de monitoramento de cultivos Agrosmart), Roberta Simonetti (especialista em finanças para sustentabilidade do WWF-Brasil), Fábio Romão (representante do Sítio do Moinho, vencedor de 2018 da Fazenda Sustentável) e Cassiano Ribeiro (editor-chefe da revista Globo Rural).

É possível ler mais sobre as vencedoras do Prêmio Fazenda Sustentável na edição de dezembro da Revista Globo Rural, disponível nas bancas e na Globo+.
Source: Rural

Leave a Reply