Skip to main content

Instabilidade e frente fria devem levar chuvas para a região central e norte do Brasil (Foto: Getty Images)

 

À medida que o verão se aproxima, a tendência é de mais regularidade no regime de chuvas pelo país, que devem ocorrer de forma generalizada. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, existe uma grande linha de instabilidade vinda da Bolívia, atingindo o sul do Mato Grosso e o sudeste de São Paulo, onde muitas áreas já tiveram chuvas. A frente fria deve avançar aos poucos sobre a região central do Brasil.

“Esse sistema deve manter o tempo instável e com possibilidades enormes para chuvas não generalizadas, mas chuvas em grande parte das regiões produtoras, tanto do Paraná quanto do Paraguai, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, Tocantins, Pará, oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão”, diz Santos.

saiba mais

Em SC, a estiagem preocupa, mas lavouras ainda se desenvolvem bem

Clima maluco deve quebrar 13% da produção francesa de vinhos

 

A partir desta quinta-feira (28/11), o sistema tende a se concentrar sobre a região central e norte do Brasil. De acordo com a Rural Clima, isso deve levar volumes de chuva bastante expressivos para grande parte das regiões produtoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).

Já entre sexta (29/11) e sábado (30/11), a instabilidade e a frente fria perdem força, com previsões de chuva apenas na forma de pancadas isoladas. Porém, a partir do começo da semana que vem, um novo sistema tende a avançar pelo sul do Brasil, trazendo chuvas generalizadas sobre grande parte do país.
Source: Rural

Leave a Reply