Skip to main content

Participam os cafés produzidos no território nacional na safra 2019 (Foto: Getty Images)

 

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) acaba de lançar o regulamento do 16º Concurso Nacional Abic de Qualidade de Café – Origens do Brasil – safra 2019, que vai premiar os melhores cafés do Brasil, arábica e robusta/conilon.

Conforme comunicado da Abic, a grande novidade desse ano é a ampliação do certame, visando a premiação e o reconhecimento de todo o café produzido no País, acrescentando o "Origens do Brasil" ao nome do concurso e divulgar a diversidade de aromas e sabores dos cafés do Brasil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de janeiro e a divulgação dos finalistas será realizada em 28 de janeiro. O concurso se encerra com o leilão dos lotes finalistas, onde indústrias, cafeterias, exportadores e empresas do setor, têm a oportunidade de adquirir os melhores cafés do Brasil, processar os produtos e oferecer ao mercado consumidor.

 

saiba mais

Cafeicultor pode renegociar dívida com Banco do Brasil

Exportação de café solúvel deve alcançar recorde de 4 mi de sacas, prevê Abics

 

Participam os cafés produzidos no território nacional, na safra 2019, em microlotes de 2 sacas, de 60 kg de cafés beneficiados, sendo que cada região produtora deverá inscrever, no mínimo dois e no máximo três microlotes de cafés característicos da região.

Os cafés serão avaliados por um júri técnico de especialistas em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café ABIC. Os lotes precisam atingir a nota mínima de 7,3 na escala PQC. Essa nota representa 90% da nota final e os demais 10% serão sobre as avaliações de sustentabilidade das propriedades produtoras. O regulamento completo pode ser acessado no site da Abic (http://abic.com.br).
Source: Rural

Leave a Reply