Skip to main content

Equipe vencedora do Desafio das Startups (Foto: Divulgação)

 

Fui jurado, sábado último, aqui em São Paulo e pelo segundo ano, do Desafio de Startups, maratona promovida pela sempre atuante Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais, e que tem como chefe-geral um velho conhecido meu, o Paulo do Carmo Martins.

Ficamos todos impressionados com o número de startups que participaram – 58 – e também com a criatividade dos jovens estudantes que as conceberam.

Das 58 startups, 8 foram para a final no sábado. A destacar também a tecnologia empregada na pecuária leiteira e a “parceria” entre Embrapa, empresas privadas, Universidade e associações e outras entidades, para a realização do Desafio.

Até o experiente Paulo do Carmo Martins ficou positivamente surpreso. De acordo com ele, o Ideas for Milk tem apresentado um crescimento substancial: “Este ano, o evento contou com o apoio e participação de 146 empresas. As propostas apresentadas pelas startups estão cada vez mais maduras e voltadas para a solução de importantes problemas da cadeia produtiva do leite”, enfatiza.

O Desafio das Startups é uma das etapas do Ideas for Milk, promovido pela Embrapa. Eu gostei muito também da etapa chamada Vacathon, que coloca os alunos em visita às fazendas e eles desenvolvem tecnologias voltadas para a solução de problemas da cadeia produtiva do leite.

E sabe quem venceu o Desafio das Startups? Foi a Volutech, cujo pessoal que a concebeu é da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A solução apresentada pela vencedora afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite.

O equipamento, instalado na tampa de abertura dos tanques, também envia alertas para o produtor em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A solução apresentada por estudantes de Viçosa também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, permitindo melhor rastreabilidade do leite,

Segundo Sávio Filho, estudante de medicina veterinária da UFV e um dos idealizadores do equipamento, a solução substitui as réguas usadas por produtores para medir o volume do leite. “Estas réguas estão sujeitas a erros e a Volutech vem para agregar precisão e qualidade ao leite produzido”

.
A segunda colocada foi a Bionexus, de São Paulo, com o desenvolvimento de ferramentas que monitora a qualidade do produto da plataforma de recebimento do leite até o processo de pasteurização. A 3a colocada foi a Cria Tech Intergado, plataforma que monitora a cria e recria de bezerras.

Parabéns aos três primeiros colocados.

Queria lembrar que na Universidade Federal de Viçosa deu aula o meu xará, Sebastião Teixeira Gomes, um dos maiores conhecedores da pecuária leiteira do Brasil.

Cheguei a fazer uma grande reportagem lá em Viçosa visitando várias fazendas leiteiras junto com o mestre Sebastião..
Source: Rural

Leave a Reply