Skip to main content

Irrigação-água-agricultura (Foto: Globo Rural)

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou a ocupação e a operação de produtores rurais nas etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê, em Xique-Xique, na Bahia. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, participou nesta sexta-feira (22/11) da solenidade de autorização no município baiano.

O empreendimento foi executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e é um dos projetos que integram o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

O perímetro de irrigação está instalado na região norte da Bahia, entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu. As principais produções locais são algodão, cana-de-açúcar, frutas e legumes. As etapas 1 e 2 abrangem 16,5 mil hectares irrigáveis, divididos em 375 lotes individuais e empresariais.

Quando essas partes estiverem concluídas, o Baixio do Irecê tem previsão de produzir 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos. A expectativa é que o empreendimento tenha um valor bruto de produção anual de R$ 140 milhões e gere 20 mil empregos diretos e indiretos.

saiba mais

Governo firma parceria para desenvolver títulos verdes no Brasil

Mercado aguarda novos fatores para alta de óleo de palma na Malásia

 

De acordo com o MDR, até agora o governo federal já investiu R$ 968,5 milhões para a aquisição de 93,5 mil hectares de área irrigável e de reserva legal e execução e manutenção das duas primeiras etapas do projeto.

A implantação da infraestrutura foi planejada para ocorrer em nove etapas. Quando concluído, o Baixio do Irecê terá incorporado 48 mil hectares irrigáveis ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. Todo o empreendimento deverá beneficiar 250 mil pessoas e gerar 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos.
Source: Rural

Leave a Reply