Skip to main content

Tereza Cristina e Sonny Perdue (Foto: Reprodução Redes Sociais)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reúne, nesta quarta-feira (20/11), com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, em Washington, com a missão de conseguir uma nova liberação do país para a carne bovina in natura brasileira. As exportações foram suspensas depois da identificação de abscessos provenientes da vacinação contra a febre aftosa em cargas de carne.

Na semana passada, ao participar de evento sobre tecnologia agrícola, em Londrina, Tereza Cristina disse que a questão era apenas de ordem técnica e que não era possível tratar de forma política questões sanitárias. Disse ainda que a intenção era construir um canal aberto e franco com os americanos.

saiba mais

Brics afirma compromisso de cooperação na área agrícola

Arroba do boi ultrapassa R$ 200 no mercado futuro; entenda alguns dos motivos

 

“Vamos levar o que eles nos pediram. Eu vou mostrar e vou dizer ‘se precisar ir lá de novo, que venham rápido’. O Brasil tem pressa e os Estados Unidos também. Estamos discutindo uma parceria com os Estados Unidos. Nada como o olho no olho”, disse ela, no evento.

No início do mês, em entrevista concedida no quadro CBN Agronegócios, da rádio CBN, a ministra chegou a dizer que os americanos estariam adotando  algum tipo de estratégia de postergação das liberações. Mas ressaltou que a intenção era a de levar as respostas aos questionamentos feitos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

“Estamos recebendo relatórios do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e vendo os pontos que estão questionado. Se tiver todas as respostas, vou levar isso em mãos e discutir com o secretário Purdue. Quem compra é soberanos. Isso não é veto. Pediram mais informações. Está suspenso”, disse ela.

saiba mais

Abate de bovinos sobe 0,5% no 3º tri ante o 3º tri de 2018, diz IBGE

Bolsonaro deseja diversificar relações comerciais do Brasil com a China

 

Reuniões

A agenda da ministra Tereza Cristina nos Estados Unidos inclui ainda uma série de reuniões para falar do agronegócio brasileiro. Já nesta segunda-feira (18/11), no Banco Mundial, ela deve apresentar os resultados do programa ABC Cerrado, financiado pela instituição com o objetivo de promover a sustentabilidade nas propriedades rurais do bioma.

Na terça-feira (19/11), no Wilson Center, a ministra vai tratar do papel do Brasil no desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. No mesmo dia, Tereza Cristina se reúne com lideranças da Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio e com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Source: Rural

Leave a Reply