Skip to main content

Somando etanol anidro e hidratado, as vendas do biocombustível somaram 3,08 bilhões de litros (Foto: Divulgação)

 

As vendas de etanol hidratado no mercado brasileiro bateram novo recorde mensal em outubro. A informação é da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), entidade que representa as usinas do Centro-sul do Brasil. O volume comercializado foi de 2,11 bilhões de litros, alta de 3,88% em comparação com o mesmo mês em 2018. Só nos últimos 15 dias do mês passado, foram vendidos 1,11 bilhão de litros, um aumento de 3,33% em relação ao período no ano passado.

Em nota, a Unica avalia que a demanda pelo biocombustível se manteve aquecida por conta da maior competitividade em relação ao preço da gasolina. Com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a entidade informa que a paridade média foi de 6,99%, bem abaixo da relação que é usada como referência para estabelecer qual produto é mais vantajoso na bomba.

No comunicado, divulgado nesta segunda-feira (11/11), a Unica informa ainda que a comercialização de etanol anidro, que é misturado à gasolina, cresceu 2,75% em outubro, somando 393,98 milhões de litros. Os dados usados como base pela entidade são do Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (Sapcana), do Ministério da Agricultura (Mapa).

saiba mais

Bolsonaro assina decreto que muda zoneamento para a cana

INTL FCStone prevê moagem estável e mais açúcar no Centro-Sul em 2020/21

 

Somando tudo, as usinas venderam 3,08 bilhões de litros de etanol em outubro. Desde o início da safra 2019/2020, em abril, até o final de outubro, foram 20,22 bilhões de litros comercializados, sendo 14,11 de hidratado e 6,11 bilhões de litros de etanol anidro. Deste total, 1,31 bilhão de litros foram destinados ao mercado externo e o 18,91 bilhões ficaram no mercado interno.

“Esse volume comercializado internamente representa um crescimento de 11,55% na comparação com o valor registrado ao mesmo período de 2018. Se forem consideradas apenas as vendas internas de hidratado, que somaram 13,72 bilhões no acumulado desde o início da safra, o aumento atinge expressivos 13,96% em comparação ao índice observado em igual período do último ano-safra”, diz a nota.
Source: Rural

Leave a Reply