Skip to main content

O quadro climático pode dificultar o avanço do plantio da safra de verão em algumas localidades (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

 

As chuvas registradas no último final de semana devem continuar caindo, mas de forma bastante irregular, nas regiões produtoras de grãos do Brasil. Na região Centro-Sul, por outro lado, seguirá recebendo precipitações com alta frequência.

Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, acredita que o quadro climático pode dificultar o avanço do plantio da safra de verão em algumas localidades. “Como as chuvas estão muito irregulares e seguirão assim, terão algumas áreas que não receberão bons volumes. Daí, o plantio vai andar mais lento que o normal para essa época do ano”. As pancadas de chuva serão mais frequentes no Sudeste e no Centro-Oeste, porém sem sinais de chuvas generalizadas, com várias regiões registrando menos chuvas que a média.

As regiões mais afetadas pela irregularidade da chuva são Goiás, Minas Gerais e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nessas áreas, as condições de plantio enfrentam maiores dificuldades. Santos complementa dizendo que “as condições ainda tendem a não ser tão boas, porém, apesar das chuvas estarem de forma irregular, ainda se mantém uma condição bastante favorável para o plantio”.

Sul e Sudeste

Conforme relatório da Rural Clima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter uma diminuição das chuvas a partir dessa semana. A tendência é que pancadas de chuvas aconteçam ao longo da semana, com maior frequência em Santa Catarina. No Paraná, a previsão é de chuva sobre as regiões produtoras. A temperatura para essas regiões devem se manter amenas e variar entre 17°C e 26°C.

Em São Paulo, na região sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo há previsão de chuva para os próximos dias sobre regiões produtoras, garantindo a elevação dos níveis de umidade do solo e temperaturas mais amenas. No norte do Espírito Santo, somente pancadas irregulares de baixa intensidade.

Nordeste

Na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), há previsões de chuva muito irregulares, com destaque para o oeste da Bahia, que vai receber os menores volumes. O plantio deve avançar lentamente, visto que as chuvas devem se regularizar somente na semana seguinte.

Centro-Oeste

As áreas produtoras de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás receberão pancadas de chuva, sem paralisações nos trabalhos de plantio. A elevação da umidade do solo nessas regiões garantirão melhores condições ao plantio e desenvolvimento inicial das lavouras e as temperaturas continuarão elevadas.
Source: Rural

Leave a Reply