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No último dia 2 de novembro, um lote de 12 garrafas do melhor "cru" francês decolou para a Estação numa missão da Nasa (Foto: Getty Images)

 

Pela primeira vez, um vinho terráqueo vai para o espaço. A Startup francesa Space Cargo Unlimited, de pesquisa biológica, enviou para a Estação Espacial Internacional garrafas de gran bordeaux com o objetivo de observar como a bebida envelhece fora da atmosfera da Terra. No último dia 2 de novembro, um lote de 12 garrafas do melhor "cru" francês decolou para a Estação numa missão da Nasa, que concordou em enviar o vinho para o laboratório orbital com finalidades científicas.

O consumo de álcool é proibido na Estação espacial, até mesmo os russos, considerados mais tolerantes que os americanos neste quesito. Mas a recente autorização da Nasa marca, oficialmente, uma nova era para a pesquisa de vinhos. Para isso, foi preciso implantar fortes argumentos para que a agência espacial autorizasse o embarque das primeiras garrafas da história.

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Batizado de Mission Wise ("Sábia Missão", em inglês), e fundado por dois empresários franceses com ajuda de biólogos, o projeto foi elaborado considerando todos os riscos, como a quebra das garrafas em meio ao espaço.

Como parte da pesquisa sobre o efeito da microgravidade nas bactérias, eles pretendem descobrir como essas garrafas de vinho envelhecerão na órbita da Terra. Para isso, permanecerão por um ano no espaço e depois retornarão ao laboratório na Terra para serem comparados as mesmas safras envelhecidas de forma tradicional, em uma adega antiga.

Grandes diferenças entre a atmosfera e a superfície terrestre podem afetar o processo biológico do envelhecimento do vinho, tendo em vista o efeito da ausência de gravidade no espaço e o nível de radiação muito mais alto do que na Terra. Os cientistas esperam obter impacto positivo dessas condições sobre as bactérias presentes no vinho.

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Em 2011, a marca de whiskies Écossaise Ardberg enviou para uma experiência semelhante algumas garrafas de puro malte. Passados dois anos na estação, eles pareciam ter envelhecido cinco anos em cores e sabores, de acordo com a Nanoracks, empresa espacial que levou as garrafas ao espaço.

No entanto, o projeto dos vinhos ao espaço tem uma especificidade: endossa uma nova maneira de financiar projetos de pesquisa espacial com patrocínio privado. Para isso, a Startup fez parcerias com marcas de luxo que produzirão caixas, nas quais serão colocadas objetos "roubados no espaço", incluindo uma garrafa envelhecida na Estação espacial, que serão distribuídas aos clientes que co-financiaram a missão.
Source: Rural

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