Skip to main content

86% das propriedades das áreas recuperadas têm até 500 hectares, segundo o ABC Cerrado (Foto: iStockphotos)

 

Mais de 93 mil hectares de pastagens degradadas foram recuperadas nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal, por meio do Projeto ABC Cerrado. A área, equivalente a 110 mil campos de futebol, atendeu a 7,8 mil produtores rurais que adotaram tecnologias de baixa emissão de carbono no bioma.

Os dados fazem parte de um estudo inédito que avaliou os impactos da adoção das tecnologias como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas e foram divulgados em evento realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, na manhã desta quarta-feira (06/11). Além da restauração do meio ambiente, as tecnologias permitiram aos agricultores incrementar a renda e diversificar a atividade produtiva com conservação ambiental.

De acordo com o estudo realizado pelo ABC Cerrado, 86% das propriedades têm até 500 hectares, sendo as cadeias de bovinocultura de corte, de leite e agricultura as mais atendidas. Um exemplo é a produtividade da bovinocultura de corte, que subiu de 0,7 unidade/animal por hectare para 2,5. A pesquisa mostra que o ganho de peso dos animais com a renovação da pastagem também aumentou, passando de 400 para 900 gramas/dia.

saiba mais

Bioeconomia é a solução para a exploração da Amazônia, diz líder da Bayer

Inpe registra 7.855 focos de queimadas na Amazônia em outubro

Em seis dias, 50 mil hectares foram devastados por queimadas no Pantanal

 

O ABC Cerrado conta com recursos do Fundo de Investimento Florestal (FIP, em inglês), administrados pelo Banco Mundial, por ser uma parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ministério da Agricultura (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em cinco anos de projeto, mais de 18 mil pessoas foram beneficiadas, o que representa 54% a mais que a meta inicial, estipulada em 2015.
Source: Rural

Leave a Reply