Skip to main content

País asiático suspendeu embarques de produtos canadenses depois que EUA pediram ao Canadá que prendesse diretora de uma empresa chinesa que estava no país. (Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

 

Os embarques de carne canadense para a China serão retomados, após uma pausa de mais de quatro meses motivada por preocupações de Pequim com certificados de exportação falsificados, anunciou nesta terça-feira (05/11) o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, no Twitter.

A retomada representa um aparente alívio nas tensões entre Canadá e China. A relação entre os dois países está estremecida desde a prisão, em dezembro do ano passado, da diretora financeira da companhia chinesa Huawei, Meng Wanzhou, a pedido do governo norte-americano.

Após o episódio, a China prendeu dois cidadãos canadenses alegando questões de segurança nacional, proibiu a importação de canola canadense e adotou maior rigor na inspeção de produtos agrícolas importados do Canadá.

No fim de junho, Pequim pediu que o Canadá suspendesse todos os embarques de carne que tinham como destino a China, após descobrir certificados falsificados de exportação em alguns carregamentos de carne suína.

saiba mais

Suspensão dos EUA à carne brasileira pode ser política, diz Tereza Cristina

EUA mantêm suspensão de compras de carne do Brasil e frustram governo 

Com novas plantas habilitadas, exportações de miúdos de suínos para a China devem crescer

 

Gary Stordy, diretor de Assuntos Públicos no Conselho Canadense de Carne Suína, disse nesta terça-feira que autoridades canadenses forneceram informações a seus colegas chineses mostrando que o processo de emissão de certificados foi melhorado. 
Source: Rural

Leave a Reply