Skip to main content

Segundo o consultor agrônomo, Amauri Peratelli, a safra brasileira de lichia ficará em torno de 3,5 a 4 mil toneladas no total (Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

Para quem deseja comer lichia no final do ano terá dificuldade em encontrar a fruta no início de dezembro, mas, por outro lado, poderá desfrutá-la por um período maior do que o usual no começo de 2020. O motivo é o clima. A falta de chuva e o calor atrasaram a florada das plantas, que normalmente ocorre no meio do ano, conta o consultor agronômico Amauri Peratelli, que atua há 28 anos nos principais polos produtivos na fruta.

“O florescimento começou timidamente próximo ao dia 20 de junho e prosseguiu muito lentamente porque havia muito frio. Acontece que em julho, que seria o mês com mais flor nas plantas de lichia, não ocorreu essa florada”, conta Peratelli. O problema climático, segundo o agrônomo ocorreu em todo o chamado 'cinturão da lichia', que abrange São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

saiba mais

Alambique investe em hortas verticais para entrar no mercado de orgânicos

CNA pede desburocratização das exportação de frutas frescas

 

Segundo ele, o florescimento começou de forma mais regular em agosto, quando já deveria ter se encerrado. De setembro até o dia 10 de outubro aproximadamente, a florada se intensificou, mas com o aumento das ondas de calor e da seca, a formação do fruto ficou comprometida. Com esse quadro, a previsao é de que as frutas cheguem ao mercado a partir do dia 20 de dezembro, algumas semanas mais tarde que o normal, e permaneça até o final do mês de janeiro.

Colheita aberta ao público

Outra consequência da situação no campo é a tradicional colheita aberta ao público, realizada no Parque Maeda, em Itu (SP), que também deve atrasará. Segundo o diretor do parque, Fernando Maeda, o passeio de colher a fruta acontecerá no final de dezembro. Outro exemplo é a Fazenda Olhos D’Água, localizada em Mateus Leme (MG). A CEO da marca, Patrícia Nogueira, também prevê uma safra mais longa para seus pomares de lichia bengal.

saiba mais

Preços das hortaliças caem no atacado em setembro, mostra estudo da Conab

Cebola mantém tendência de alta de preço no atacado em agosto, diz Conab

 

“Temos um pomar muito heterogêneo hoje com plantas um pouco mais adiantadas e outras mais atrasadas, o que vai nos dar uma safra muito longa”, afirma. Segundo ela, a colheita está planejada para dezembro até o final de fevereiro do próximo ano. Lá, é utilizado compostos permitidos pelo sistema orgânico, como enxofre e VTuringiensis. Contudo, a fruta não é considerada orgânica, já que utiliza adubagem com superfosfato simples, potássio e nitrogênio.

Fugindo da tendência para 2019, o pomar do produtor Rodrigo Bittar, do Vale do Ribeira (SP), não teve problemas com a floração das plantas. De acordo com ele, o uso de osmocote (fertilização de liberação lenta) favoreceu o desenvolvimento e a produção em um dos seus sítios. De 10 toneladas para 12 a 15 toneladas de lichia este ano. Em relação ao ano passado, porém, o resultado deste ano deve ficar bastante aquém. Em 2018, a colheita foi de 40 toneladas.

Volume da safra

Apesar de a alta temperatura e da seca terem influenciado o florescimento, a safra deste ano deve ser ligeiramente maior no Brasil, segundo fontes ouvidas pela reportagem. O país não possui estatísticas oficiais para a colheita de lichia. “Eu acho que no ano passado foi em torno de 3 mil a 3,7 mil toneladas. Esse ano ficará em torno de 3,5 a 4 mil toneladas no total”, afirma e enfatiza que não ultrapassará mais de mil toneladas em relação ao ano passado, diz Peratelli.

Ele explica que a média de produção anual de lichia no Brasil é de 4 mil toneladas no ano. “Considerando que nem todos têm tecnologia para explorar o potencial dos pomares, essa produção poderia sim ser maior, atingindo 6 mil toneladas ou mais”, analisa. 

saiba mais

Cebola mantém tendência de alta de preço no atacado em agosto, diz Conab

Potenciais importadores de frutas visitam produção de melão e melancia no RN

 

Para a Fazenda Olhos D'Água, este é um ano de recuperação. “Estamos com uma expectativa muito alta para essa safra de 2019”, afirma Patrícia Nogueira. A Fazenda Olhos D’Água está retomando a produção depois de um ano de não-safra, em 2018, com menos de 4 toneladas de lichia, em comparação com um pomar de 5 mil pés da fruta. À época, as mudanças climáticas não colaboraram para o desenvolvimento da florada. A estimativa da empresa para 2019 é de 220 toneladas – um aumento de 4300%, de acordo com a proprietária.

“A minha produção nos últimos dois anos produziu pouco, esse ano está com bastante lichia, uns 30 ou 40% até mais do que os outros anos”, afirma o produtor Edilson Jacon, de Limeira (SP), que possui uma pequena plantação de bengal com 150 plantas, sem uso de agrotóxicos.

Assim como o pomar de Ricardo Bittar, o sítio Folha Negra, em Tremembé (SP), que cultiva lichias há quase 20 anos, também espera uma safra menor. Segundo informações do produtor e engenheiro agrônomo Eduardo Cotrim, o sítio terá uma safra 25% menor que a do ano passado, de 8 para 6 toneladas. Para ele, a causa dessa diminuição foram as mudanças climáticas, citadas por Amauri Peratelli, que prejudicaram o florescimento.
Source: Rural

Leave a Reply