Skip to main content

O sul do Mato Grosso do Sul tem recebido pouca chuva, e os produtores também estão receosos com a janela de plantio da segunda safra de milho (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O estudo divulgado pela AgRural mostrou que até quinta-feira (31/11), os produtores de soja do país já plantaram 46% da área total estimada para a safra 2019/2020. Esse dado representa um avanço de 11 pontos sobre os 35% de uma semana antes e supera os 43% da média dos últimos cinco anos. Apesar disso, ainda há atraso na comparação com o mesmo período de 2018.

O levantamento conclui que a preocupação atual é com Mato Grosso do Sul. Apesar do plantio ter apresentado um avanço na última semana, o sul do estado tem recebido pouca chuva, e os produtores também estão receosos com a janela de plantio da segunda safra de milho. Por outro lado, o estado do Mato Grosso apresentou 84% da área já plantada e o Paraná, devido à melhora dos índices de umidade do solo, 60%.

 

saiba mais

Mercado brasileiro de soja teve menor liquidez, diz Cepea

INTL FCStone eleva previsão de produção de soja no Brasil em 0,3%

 

A semeadura da soja no sul do Mato Grosso do Sul deve terminar dentro da primeira quinzena de novembro, caso as chuvas previstas para essa semana se confirmem, aponta a consultoria. Isso permitiria também que o plantio do milho seja finalizado dentro da janela da região, que vai até o mês de março.

O plantio nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo está sendo afetado pela irregularidade das precipitações e, nessas localidades o avanço acontece nas áreas menos secas. Por outro lado, no Rio Grande do Sul a umidade excessiva do solo e as novas chuvas previstas estão dificultando a semeadura.

A AgRural estima que o Brasil deve plantar 36,4 milhões de hectares com soja na safra 2019/2020, representando um aumento anual de 1,3%. Todos os números serão revisados na primeira quinzena de novembro.
Source: Rural

Leave a Reply