Skip to main content

Noni (Foto: Pixabay/Divulgação)

 

Plantei pera e maçã e nasceu essa planta. O que é?
Nazaré Nascimento, via Facebook

noni (Foto: Nazaré Nascimento/Arquivo Pessoal)

 

 

O noni (Morinda citrifolia) é uma fruta comestível e de uso medicinal. Embora não haja comprovação científica, é utilizada como estimulante, além de combater a febre, controlar a hipertensão e a úlcera estomacal. Pertence à família Rubiaceae, a mesma do café, e propaga-se por meio de sementes, com produção no terceiro ano após o plantio. Tem boa adaptação ao clima tropical, sem restrições quanto às características do solo. Quando adulta, a planta pode chegar a até 10 metros de altura.

 

saiba mais

Conheça a pimenta habanero

Conheça o jambeiro da Polinésia

 

A floração e frutificação ocorre durante todo o ano, com abundância de inflorescências brancas e exuberantes. Maduros, os frutos são amarelos e variam de 5 a 10 centímetros de comprimento, enquanto a polpa branca tem aparência cremosa e apresenta sementes pretas, semelhantes à atemóia, mas muito menores. Espécie nativa da Indonésia, da Austrália e com larga produção no Havaí, não há registro oficial da data de sua entrada aqui.

Consultor: Luís Carlos Bernacci, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Tel: (19) 3202-1650. Email: bernacci@iac.sp.gov.br
Source: Rural

Leave a Reply