Skip to main content

Imagem ilustrativa (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

O Ministério da Agricultura está implementando um plano estratégico para tornar o Brasil livre de Peste Suína Clássica (PSC). A ideia, segundo a pasta, em nota, é erradicar a doença nos 11 Estados da zona não livre da doença no País: Alagoas, Amapá, Amazonas (exceto parte pertencente à zona livre), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

A região, conforme o ministério, representa cerca de 50% do território brasileiro, onde se encontram, aproximadamente, 18% do rebanho suíno nacional, distribuído em mais de 300 mil estabelecimentos rurais, predominantemente de pequenos produtores familiares.

saiba mais

OIE notifica 294 novos casos de peste suína africana

Produção de carne suína da China deve cair 60% no 4º tri, projeta banco

 

"O plano de erradicação prevê a implantação de 36 ações com as primeiras providências sendo o aumento da vigilância agropecuária nos 11 Estados da área não livre da PSC. Os Estados irão elaborar os planos e o Mapa vai fazer o acompanhamento e cobrar ajustes se necessário", disse. O ministério irá repassar recursos do empréstimo concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 195 milhões.

Desde outubro de 2018, foram registrados 67 focos da doença na zona não livre da doença no País, distribuídos nos Estados do Ceará (49), Piauí (16) e Alagoas (2). Conforme a pasta, R$ 1.116.914,00 serão para indenizar aos 671 produtores dos suínos e cobrir as despesas de custeio para contenção dos focos.

Foram sacrificados 7.434 animais; 2.906 propriedades foram investigadas, exigindo o trabalho de 53 técnicos nos quatro Estados. O rebanho total dessa área é de aproximadamente de 5 milhões de animais.
Source: Rural

Leave a Reply