Skip to main content

 

Graciele Helena Eneias e Thaise Helena Enéias Cordeiro (Foto: Divulgação)

 

Criado no ano passado, o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), reconhece e valoriza os pecuaristas com melhores indicadores e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. Quem está â frente são a Minerva Foods e a Phibro Animal Health.

Acho uma excelente iniciativa. As empresas divulgaram que, na prática, o programa foi idealizado para produzir, hoje, o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso ao abate, padronização e ph da carne.
Pois bem. Entre março e agosto deste ano, 285 pecuaristas dos estados de Goiás e de Tocantins se inscreveram e 232 deles enviaram animais para abate nas unidades da Minerva em Palmeiras de Goiás e Araguaína, no Tocantins.
No total, o PEC abateu 99.696 animais, sendo 82% machos e 18% fêmeas. Desse total, 55% foram avaliados na unidade de Goiás e 45% em Tocantins.
“Coletamos muitas informações, que nos mostram o atual estágio dos pecuaristas. Com esses dados, o PEC premia os melhores e contribui para que todos atinjam um novo patamar de eficiência. Para isso, o trabalho envolve a disseminação de boas práticas, sempre com a integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa”, explica Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil.
“Esta primeira edição do PEC não foi só de aprendizado, mas de resultados bastante consistentes e importantes. Com as informações coletadas, identificamos os melhores perfis de carcaça para atendimento dos nossos principais mercados. Além disso, o que é mais rico, podemos agir de maneira mais assertiva, fomentando as melhores práticas de produção”, destaca Luís Ricardo Luz, COO da divisão Brasil da Minerva Foods.
Veja quem foram os vencedores do PEC 2019.
Duas mulheres chegaram à frente: Graciele Helena Eneias e outros e Isabel Cristina de Alcântara Queiroz.
A cerimônia de premiação foi realizada dia 30, terça-feira, em São Paulo.

Unida de Araguaína (TO):
• OURO – Graciele Helena Eneias e Outros
• PRATA – Geraldo Antonio de Rezende Sampaio
• BRONZE – Antonio Guilherme Neto

Unidade Palmeiras de Goiás (GO):
• OURO – Isabel Cristina de Alcântara Queiroz                       
• PRATA – AGROTRI Agropecuária Triângulo Ltda (Thiago Mansur)
• BRONZE – Mariana Quinan Bittar

GRAND PRIX:
• José Luiz Vallim

Estes pecuaristas lideraram as avaliações em termos de idade dos animais, peso e acabamento adequado de gordura e índice de ph. A premiação objetiva motivá-los a continuar investindo em boas práticas nutricionais, sanitárias, de manejo e de mão-de-obra para melhorar ainda mais os seus indicadores, explicam os organizadores do PEC.
Source: Rural

Leave a Reply