Skip to main content

Seguro avícola é criado e MT é o primeiro estado brasileiro a aderir (Foto: Globo Rural)

 

A partir desta terça-feira (29/10), o Mato Grosso passa a aderir ao primeiro seguro contra eventos sanitários do mundo, o que inclui a proteção à Influenza Aviária e Doença de Newcastle. A assinatura aconteceu hoje, em solenidade com a presença da Ministra da Agricultura (Mapa), Tereza Cristina, em Brasília (DF).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a iniciativa foi criada com o objetivo de garantir fundos privados de defesa sanitária para indenização.

Para o Diretor de Relações Institucionais da ABPA e um dos idealizadores do seguro, Ariel Antônio Mendes, esse é um instrumento de transferência de riscos dos produtores, reduzindo as contribuições e incrementando a capacidade financeira dos fundos indenizatórios hoje existentes no Brasil.

“A existência de recursos com este objetivo é fundamental para a rápida recomposição do polo de produção em eventuais ocorrências sanitárias. Também é importante para reforçar as boas práticas, além dos protocolos de prevenção. Após a adesão do Mato Grosso, outros estados deverão aderir ao seguro, que é válido para todo o Brasil”, diz Mendes.

Além da Ministra e de Ariel Antônio Mendes, estiveram na ocasião também o Secretário-executivo, Marcos Montes, o Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Tollstadius Leal e o presidente da Associação Mato-grossense de Avicultura (AMAV), Tarcísio Choroeter.

saiba mais

BRF investirá US$ 120 milhões em nova unidade na Arábia Saudita

"Não precisamos de antibióticos para promover crescimento ou prevenir doenças"

 
Source: Rural

Leave a Reply