Skip to main content

Deputado Alceu Moreira (MDB-RS) participou do evento Agrisustainability Talks, em Londres (Foto: Divulgação/FPA)

 

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), viajou, nesta semana, para Londres, junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir as relações comerciais no setor depois da saída do Reino Unido da União Europeia. A comitiva foi à capital britânica a convite da Embaixada do Brasil na Inglaterra.

De acordo com o divulgado pela FPA, a intenção da viagem promover os produtos brasileiros e transmitir a ideia de liderança na produção sustentável de alimentos. “É de fundamental importância discutir nossa imagem, nossa comunicação e, principalmente, aproximar nossas relações com o Reino Unido. Com a saída dele (da União Europeia), precisamos saber quais acordos serão mantidos, quais serão alterados e quais os acordos novos que podemos fechar”, argumentou Alceu Moreira, na nota.

saiba mais

Bolsonaro visa aproximação com Japão para investimentos em infraestrutura

Tereza Cristina nomeia novo diretor de Regularização Fundiária

 

De acordo com o deputado, há um problema de imagem do Brasil no exterior. Por essa razão, a ideia da viagem era apresentar os números da produção nacional também para o Parlamento Europeu e outro países do continente. Na avaliação do parlamentar, o país precisa comunicar de forma mais eficiente a sua produção agropecuária.

“Ao invés de permitir que países interessados na competição de mercado depreciem o produto brasileiro, o consumidor europeu nos pague mais porque somos, de verdade, o país que produz com a maior sustentabilidade do mundo. Ninguém chega nem próximo do Brasil em nosso nível de proteção ambiental, inclusive do ponto de vista legal”, pontua Moreira, ainda conforme a FPA.

Na quarta-feira (23/10), Moreira participou do evento Agrisustainability Talks, em Londres, e apresentou dados com intuito de comprovar a sustentabilidade no setor da agropecuária. Lembrou que mais de 66% do território brasileiro é composto por vegetação protegida e preservada. E destacou que 20,5% dessa vegetação estão nas propriedades rurais, o que corresponderia a 174,3 milhões de hectares.

saiba mais

Bolsonaro tratará de acordo Mercosul-Japão em audiência com primeiro-ministro

Ministérios ensaiam aproximação por crise da Amazônia

 

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária mencionou também a rigidez da legislação ambiental brasileira, que obriga o proprietário rural a manter cotas de áreas preservadas em suas propriedades. Falou também sobre as metas assumidas pelo Brasil no Acordo do Clima de Paris. Avaliou que os objetivos são ambiciosos, mas que o país tem condições de cumprir.

“Até 2025 vamos diminuir em 37% as emissões de gases de efeito estufa em relação a 2005, e queremos, até 2030, trabalhar para reduzi-las em 43%", afirmou, ainda conforme o divulgado pela Frente Parlamentar Agropecuária.

De acordo com números do Ministério da Agricultura (Mapa), a agropecuária brasileira está exportando mais para o Reino Unido neste ano. De janeiro a setembro, o valor das vendas externas foi de US$ 946,57 milhões. No mesmo período em 2018, a receita tinha sido de US$ 911,04 milhões. O volume embarcado subiu de 1,153 milhão para 1,231 milhão de toneladas de produtos como animais vivos, cacau, café e carnes.

Na sexta-feira (25/10), a comitiva seguiu para Dublin, na Irlanda. Na agenda, estavam previstos encontros com lideranças políticas e formadores de opinião locais, além do presidente do país, Michael Higgins. Pelo Twitter, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, registrou a reunião com Higgins e disse que as conversas com o político trataram de temas como sustentabilidade, meio ambiente e democracia.
Source: Rural

Leave a Reply