Skip to main content

Rural Clima avalia que chuvas desta semana favorecem o plantio e o desenvolvimento das lavouras de soja (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A semana tende a ser de mais chuvas para a região Centro-norte do Brasil, com menores volumes em regiões como Mato Grosso do Sul, São Paulo e os estados da Região Sul. A informação é do agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos. A situação deve persistir ao menos até a próxima semana (veja os mapas abaixo).

“Os corredores de umidade ao longo dessa semana continuarão voltados para o norte do Brasil devido ao avanço de uma frente fria. Quanto mais próximo do final da semana, menor a chance de termos chuvas na metade sul do Brasil”, avalia o consultor, em boletim divulgado via Whatsapp. “O que é excelente para o plantio e desenvolvimento das lavouras de soja que já foram ou estão sendo semeadas”, acrescenta.

O mapa de acúmulo de chuvas relativo ao período de 22 a 26 de outubro, divulgado pelo consultor, indica volumes entre 25 e 60 milímetros na maior parte de Mato Grosso e no Matopiba (confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Já nas áreas produtoras do Centro-sul, não deve passar de 15 milímetros.

Santos alerta, no entanto, que, no Matopiba, as chuvas desta semana não significam uma regularização do regime, o que requer dos produtores da região atenção para o plantio da safra nova. É possível que um novo período e estiagem na região ocorra a partir da próxima semana, conforme os mapas da consultoria.

“As chuvas só devem estabilizar, de fato, na primeira semana de novembro na região. Antes disso, devem ocorrer pancadas, mas de forma muito irregular”, explica, ressaltando que isso tende a ocorrer apenas depois do dia 4 do mês que vem.

saiba mais

Em SC, a estiagem preocupa, mas lavouras ainda se desenvolvem bem

Temperatura média do planeta pode subir 3,4°C até 2100

 

Para o período entre 27 e 31 de outubro, o mapa da Rural Clima mostra chuvas mais concentradas entre a área mais ao sul de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, podendo ocorrer volumes entre 100 e 120 milímetros, principalmente nas áreas central do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.

São Paulo e Mato Grosso do Sul devem ter maiores volumes. Em Goiás e grande parte de Mato Grosso, incluindo oeste e norte, a previsão é de volumes entre 10 e 15 milímetros, em sua maioria, podendo chegar a 25 ou 30 milímetros no período, em alguns pontos.

“A partir da semana que vem, as chuvas continuarão voltadas para o Centro-sul. Para a cultura do café, é excepcional, por manter os bons níveis de umidade no solo. Para a cana, apesar de interromper o processo de colheita, essas chuvas serão mais favoráveis ao desenvolvimento da lavoura da próxima safra do que prejudiciais à colheita atual”, avalia Santos.

De primeiro a 5 de novembro, o mapa da Rural Clima continua a indicar volumes mais concentrados na região Centro-sul, onde, segundo Santos, o regime de chuvas já está consolidado e há condições de prosseguir com o plantio. Os maiores volumes são previstos para Sudeste e Centro-oeste: grande parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e em quase todo o Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Mas não é a semana inteira. Chove de um a dois dias, na passagem da frente fria”, pondera o consultor. “O regime de chuvas já está instalado no centro-sul, mas não vejo, de forma geral, nessa primavera, aquelas chuvas que lavam estados inteiros. Algumas microrregiões podem ter chuvas mais esparsas”, acrescenta.

(Reprodução/Rural Clima)

 
Source: Rural

Leave a Reply