Skip to main content

Queimada na região de Altamira, no Pará (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

Depoimento colhido pela Polícia Federal (PF) em Novo Progresso, no Estado do Pará, confirma que houve convocação via Whatsapp para a realização do Dia do Fogo. Foi o que revelou à revista Globo Rural, o delegado-chefe da Polícia Federal de Santarém, Ricardo Rodrigues.

A PF deflagrou, nesta terça-feira (22/10), a operação Pacto de Fogo, que visa chegar até aos responsáveis pelos incêndios criminosos do dia 10 de agosto. O delegado concordou em nos revelar o conteúdo de um dos depoimentos mais importantes colhidos por eles.

“A informação da pessoa (ouvida pela polícia) é que ela viu as mensagens, ela confirmou a existência das mensagens e a existência do grupo e de algumas mensagens”, disse Rodrigues à reportagem, acrescetando que foi com base nos depoimentos que os agentes chegaram a suspeitos de articular a ação.

Com base nesse e em outros depoimentos, a Polícia Federal de Santarém, conseguiu autorização judicial para expedir os mandados de busca e apreensão realizados hoje em Novo Progresso.

Mesmo tendo passado mais de setenta dias do Dia do Fogo (realizado no dia 10 de agosto), o delegado acha possível encontrar nos computadores e celulares apreendidos as provas que buscam para encontrar os responsáveis pelos incêndios criminosos realizados nos municípios de Altamira e Novo Progresso. 

saiba mais

Áudios de WhatsApp revelam conversas entre suspeitos do Dia do Fogo

Grupo usou whatsapp para convocar "dia do fogo" no Pará

 

Perguntado sobre o motivo da demora para iniciar as investigações, o delegado disse que somente agora a polícia conseguiu depoimentos concretos que levaram a justiça a autorizar as buscas e apreensões. Rodrigues disse ainda que a Polícia Federal de Santarém propôs uma ação conjunta com a Polícia Civil de Novo Progresso, mas não teve sucesso.

“Eles iniciaram a investigação logo após o incidente e poderiam ter colaborado conosco trocando informações e isso poderia apressar a conclusão do inquérito. Até agora eu não entendo o motivo da recusa deles”, disse o Delegado Ricardo Rodrigues.

Vídeo: relembre a cobertura da Globo Rural sobre o Dia do Fogo

 

  
Source: Rural

Leave a Reply