Skip to main content

Dia do Fogo teria sido articulado por grupos de whatsapp (Foto: Reprodução/Ed. Globo)

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (22/10), a Operação Pacto do Fogo, como parte da investigação relacionada aos eventos que ficaram conhecidos como Dia do Fogo. Em nota, a PF informou que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos ligados aos suspeitos, com a intenção de obter novas provas.

“As investigações tiveram início a partir da divulgação, pela imprensa nacional, de que fazendeiros e produtores rurais da região de Novo Progresso teriam combinado a execução do chamado “Dia do Fogo”. Segundo estes órgãos de imprensa, em 10 de agosto de 2019 seriam iniciados incêndios em diversas localidades, inclusive Unidades de Conservação Federais na região.

Conforme revelado pela revista Globo Rural, com repercussão internacional, a articulação para promover queimadas na Amazônia, que ficou conhecida como Dia do Fogo, foi feita por meio de grupos de Whatsapp. No dia da divulgação da primeira reportagem, o presidente Jair Bolsonaro publicou despacho no diário oficial ordenando a investigação do assunto.

Vídeo: relembre a cobertura da Globo Rural sobre o Dia do Fogo

 

 
Source: Rural

Leave a Reply