Skip to main content

Jair Bolsonaro tem agenda em países da Ásia e Oriente Médio (Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil)

 

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta terça-feira (22/10) da cerimônia de ascensão ao trono do imperador japonês Naruhito, em Tóquio, no Japão. Antes da solenidade, que aconteceu no Palácio Imperial, Bolsonaro falou aos jornalistas sobre a importância de se aproximar do Japão visando o investimentos em infraestrutura.

“Não temos recursos próprio para investir e queremos cada vez mais afastar o Estado. Obviamente nós vamos dialogar, fazer acordos, para que investimentos em infraestrutura se façam presentes”, falou à imprensa.

Em relação à guerra comercial Estados Unidos-China, Bolsonaro disse que o Brasil não tem "como interferir", mas que o País precisa fazer sua parte, já que a demanda por alimentos no mundo cresce 60 mil toneladas ao ano e que “não é qualquer lugar do mundo que você pode tirar isso aí”.

“Se conseguirmos, por exemplo, através de infraestrutura, fazer renascer o modal ferroviário, diminuir preço de transporte, aperfeiçoar tecnologia, nós podemos fazer nossa mercadoria chegar de forma mais competitiva nesses países”, disse Bolsonaro à imprensa.

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), referentes ao período de janeiro a setembro deste ano, apontam que enquanto as exportações brasileiras aumentaram 15,14%, no mesmo intervalo em comparação a 2018, as importações japonesas caíram 2,41%.

Entre os principais produtos que o Brasil exporta estão minérios de ferro e derivados (20%), milho em grãos (16%) e carne de frango congelada, fresca ou em miúdos (16%). Já o que vem do Japão são, majoritariamente, peças de veículos automóveis e plataformas de perfuração. 

"O Brasil é um país inexplorado ainda, e tudo que puder fazer em parcerias com países como Japão, no que depender de mim será feito", afirma Jair Bolsonaro. 

saiba mais

Ministra Tereza Cristina se reúne com autoridades sanitárias da China

"Temos de nos preocupar menos com boicote e mais com a imagem", diz Salles

 
Source: Rural

Leave a Reply