Skip to main content

Cubiu/Tomate-de-índio (Foto: Wikimedia Commons)

Queria saber que fruta é essa?

Maria Aparecida Cabral da Silva, de Guaratuba (PR)

A Solanum sessiliflorum, conhecida como cubiu, maná-cubiu ou tomate-de-índio, é nativa da região amazônica, tanto da parte brasileira quanto da dos países vizinhos. Pertence às Solanaceae, mesma família dos tomates, berinjelas, jilós, pimentas e pimentões. Atualmente, seu cultivo ocorre em pequena e média escala, inclusive para exportação (extração de pectina), e tem sido incentivado para melhoria na dieta e fomento de agroindústria familiar.

saiba mais

Conheça o plátano havaiano

Conheça a pimenta habanero

 

O fruto pode ser consumido ao natural, principalmente como tira-gosto, ou como doces e geleias, em pratos regionais e sucos, que ainda é usado para dar brilho aos cabelos. Também é utilizado no combate à anemia, pelagra, colesterol, ácido úrico e glicose no sangue. Indígenas aplicam folhas, galhos e raízes de plantas jovens, maceradas e fervidas, contra mordidas de aranha e na cicatrização.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) já realizou estudos com a espécie e apresenta informações, inclusive seus nutrientes e práticas de cultivo e comercialização, no link www.inpa.gov.br/cpca/areas/cubiu.html.

Consultor: Luís Carlos Bernacci , pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Endereço: Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1500, Campinas (SP). CEP: 13075-630. Tel: (19) 3202-1650. Email: bernacci@iac.sp.gov.br
Source: Rural

Leave a Reply