Skip to main content

Plantio de soja no Paraná. (Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

O levantamento semanal da consultoria AgRural mostra que o plantio da soja avançou 10 pontos percentuais na semana passada e atingiu 21% da área estimada até a última quinta-feira (17). Segundo os analistas, o ritmo dos trabalhos está em linha com a média de cinco anos. Na mesma época do ano passado, o plantio estava feito em 34% da área.

As consultas de campo feita pela AgRural constataram que o avanço da sema a passada foi impulsionado por Mato Grosso, onde metade da área já foi semeada. “Embora as chuvas ainda estejam irregulares em alguns pontos do estado, volumes e cobertura melhoraram na primeira quinzena de outubro, permitindo que os produtores superassem o atraso inicial observado em setembro.”

Os analistas comentam que o ritmo de plantio da semana passada não foi ruim no Paraná, mas mesmo assim os 33% semeados representam o índice mais baixo para esta época do ano desde 2011/2012. “Não bastasse o atraso, parte dos produtores do oeste do estado vai precisar replantar.”

A AgRural alerta que se as chuvas não melhorarem na segunda quinzena de outubro, o plantio da segunda safra de milho deverá enfrentar problemas em 2020, já que a janela ideal do oeste paranaense se fecha em meados de fevereiro. “Também já se fala em replantio em regiões de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, mas em áreas menos extensas que as do oeste do Paraná.”

saiba mais

Plantio da soja chega a 167,6 mil hectares em Mato Grosso do Sul

Comercialização de soja em MT atinge 96,85% da safra 2018/2019

 
Source: Rural

Leave a Reply