Skip to main content

No levantamento anterior, 355 surtos foram verificados como novos, enquanto 9.280 casos estavam em andamento (Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)

 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 507 novos focos da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) foram notificados no mundo entre 27 de setembro e 10 de outubro – período de abrangência do mais recente relatório da entidade. Dos novos surtos detectados, 330 foram notificados na Europa. A OIE afirmou, ainda, que a China não constatou novos casos no período. No levantamento anterior, 355 surtos foram verificados como novos, enquanto 9.280 casos estavam em andamento.

Com a atualização, a OIE estima que há 9.491 surtos em andamento, levando em conta todos os continentes contaminados. Do total de casos detectados, 6.083 estão concentrados no Vietnã. Segundo a entidade, o relatório compila informações repassadas pelos países membros da organização por meio de dados semestrais, notificações imediatas ou relatos de acompanhamento.

saiba mais

Peste suína leva à criação de porcos gigantes na China

FAO eleva para 6,69 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia

 

De acordo com a OIE, 22 países notificaram novos surtos ou focos em andamento. Na Europa, Bulgária, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia informaram a incidência da doença. Na Ásia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Vietnã e Timor Leste identificaram novos surtos da epidemia. Já na África, casos foram detectados na Costa do Marfim, Quênia, África do Sul e Zimbábue.

No período de cobertura do levantamento – entre 27 de setembro e 10 de outubro – 37.651 animais foram notificados como eliminados. A maior parte desse número foi observada na Ásia com 25.532 suínos sacrificados, dos quais 12.997 apenas no Laos. Na África, 11.229 animais foram descartados, enquanto a Europa informou que 890 suínos foram levados ao abate sanitário, destes 619 ocorreram na Romênia.
Source: Rural

Leave a Reply