Skip to main content

A América Latina e o Caribe são responsáveis por 16% da pegada de carbono global (Foto: Pexels)

 

Regiões que abrigam apenas 9% da população mundial, a América Latina e o Caribe respondem por 20% do total de alimentos desperdiçados desde a pós-colheita até a chegada nos postos de venda. É o que aponta o relatório “O estado mundial da alimentação e da agricultura 2019” (SOFA, sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), publicado nesta semana.

De acordo com o documento, as principais causas de perdas nas propriedades rurais ocorrem pela colheita no momento errado, as más condições climáticas e a dificuldade em comercializar. Outros fatores são condições inadequadas de armanezamento, que, além de gerar perda de volume, diminuem o prazo de validade dos alimentos. 

saiba mais

Mulher rural sofre mais com a pobreza e a mudança do clima, diz ONU

Conab: Piauí começa a receber milho de MT para Programa de Vendas em Balcão

 

O relatório observa que, em todo o mundo, as causas de perda e desperdício de alimentos diferem amplamente ao longo de toda a cadeia de abastecimento de alimentos. Em nível global, as raízes, tubérculos e oleaginosas são os alimentos mais perdidos no mundo, com 25% do total. Em seguida, são as frutas e hortaliças com 22%, carnes e produtos de origem animal representam 12%; os cereais e legumes com 8%; e outros com 10%.

O relatório indica algumas ações para solucionar esse problema. O armazenamento em temperatura fria adequada pode ser crucial para evitar perdas quantitativas e qualitativas de alimentos. No transporte, uma boa infraestrutura física e logística comercial são essenciais para evitar a perda de alimentos.

O processamento e a embalagem podem desempenhar um papel importante na preservação de alimentos. De outro lado, as perdas podem ser causadas por instalações inadequadas, falhas no funcionamento técnico ou até mesmo erro humano.

Pegada de carbono, água, terra

 

 

A América Latina e o Caribe são responsáveis por 16% da pegada de carbono global ocasionada pelas perdas e desperdícios de alimentos. A pegada é uma medida das emissões de gases de efeito estufa ao longo de todo o ciclo dos alimentos, baseada em critérios como o uso da terra (pegada terrestre) e da água (pegada hídrica) na produção. O resultado é expresso em dóxido de carbono (CO2) equivalente.

De acordo com o relatório da FAO, a região é responsável por 9% da pegada terrestre do mundo devido à perda e desperdício de alimentos. A pegada hídrica na produção de alimentos entre latino-americanos e caribenhos é de 5% do total global.

saiba mais

Plantio de soja atinge 16,35% da área prevista em MT e segue com atraso

AgRural estima que plantio da soja atingiu 11% da área no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply