Skip to main content

Frio intenso, geadas e neve estão atingindo as áreas cultivadas de Minnesota, Dakota do Norte, Montana, Iowa e Wisconsin, nos Estados Unidos. A situação atrapalha o trabalho de colheita da soja americana, cuja safra já teve problemas de janela de plantio, e coloca em alerta produtores e consultores de mercado, que se manifestaram sobre a situação em perfis de redes sociais.

Na semana passada, o economista-chefe da Commodities da consultoria INTL FCStone, Arlan Suderman, alertou em seu Twitter que “ocorrerão alguns danos que afetam o preenchimento de grãos em culturas imaturas”. Suderman ainda afirmou que a frente fria do último final de semana foi pior do que se esperava, causando danos mais severos.

Publicação de Arlan Suderman, da FCStone, em sua conta do Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

 

De acordo com a Maxar, empresa de tecnologia que atua na área de meteorologia, cerca de 14% da colheita de milho e 5% da soja, ambas nos Estados Unidos, estão em risco de algum nível de dano por congelamento, informa a Reuters.

Por meio de sua conta no Instagram, Ramon Dijkstra, de Windsor, Dakota do Norte, publicou no Instagram a situação: "Lavouras de soja prontas para serem colhidas porém sem previsão de entradas no campo!"

Soja debaixo de neve (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Em meio às intempéries climáticas, foi divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 10 de outubro, que a projeção de safra de soja havia diminuído de 3,633 bilhões para 3,550 bilhões de bushels (de 98,88 milhões para 96,62 milhões de toneladas).

saiba mais

Área de algodão em MT deve ficar estável ou crescer até 2%

Milho mantém trajetória de alta em outubro, afirma o Cepea

AgRural estima que plantio da soja atingiu 11% da área no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply