Skip to main content

Mãe e duas filhas que trabalham em uma propriedade familiar em São Paulo (Foto: Lianne Milton/ONU Mulheres)

 

Em muitas comunidades rurais, as mulheres representam a base. Mas elas ainda continuam enfrentando dificuldades que as impedem de atingir seu potencial. Não têm acesso igual à terra, financiamento, equipamentos, mercado e poder de decisão. Foi o que afirmou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, nesta terça-feira (15/10), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher Rural.

Segundo a ONU, mesmo com a redução dos índices de pobreza no mundo, ela ainda atinge cerca de 1 bilhão de pessoas. E, quando se trata de zonas rurais, onde há maior concentração de pessoas pobres, as mulheres sentem os efeitos dessa situação de modo desproporcional. Mesmo assim, em regiões como a Ásia e a África Subsaariana, a agricultura de menor escala produz cerca de 80% dos alimentos e é responsável pelo sustento de cerca de 2,5 bilhões de pessoas.

saiba mais

Congresso das Mulheres do Agro premia gestões inovadoras

Chocolate artesanal é premiado no Congresso das Mulheres do Agro

 

Neste ano, o tema escolhido para a data foi “Mulheres e meninas rurais construindo resiliência ao clima”, destacando o papel feminino na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no mundo. De acordo com a Organização, uma em cada três que tem um emprego está na agricultura.

Na mensagem, o secretário geral da ONU destacou que cerca de 25% das perdas causadas pelas mudanças climáticas entre 2006 e 2016 foram em regiões de agricultura em países de baixa renda. Para Antonio Guterres, as mulheres são as mai afetadas, embora tenham conhecimentos e habilidade que possam ajudar as comunidades onde vivem e atuam.

[As mulheres] “têm conhecimento e capacidades que podem ajudar as comunidades na adaptação às consequências da mudança climática, através de soluções com base na natureza e de baixas emissões”, diz ele. “São uma força poderosa que pode comandar o progresso global”, acrescenta.

Vídeo: evento mostra a presença e a força feminina no agro

 

  
Source: Rural

Leave a Reply