Skip to main content

Lavoura de algodão em Mato Grosso. Na safra nova, área pode ter aumento de até 2% (Foto: Raphael Salomão/Ed. Globo)

 

A área plantada com algodão na safra 2019/20 em Mato Grosso deve ficar estável ou registrar incremento de até 2%, segundo a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Na região 1, que compreende os núcleos sul (Rondonópolis e região), centro (Campo Verde e região) e centro-leste (Primavera do Leste e região), a semeadura começa a partir do dia 1 de dezembro. Já a partir de 15 de dezembro é possível cultivar algodão na região 2, que abrange os núcleos norte (Sorriso-Lucas do Rio Verde e região) e noroeste (Sapezal e região). O plantio poderá ser feito até o dia 28 de fevereiro.

"O produtor está praticamente com 50% do algodão vendido, o que o compromete com o plantio", disse o presidente da Ampa, Alexandre Pedro Schenkel, em nota.

saiba mais

Conab estima safra de grãos 2019/2020 em 245,8 milhões de toneladas

Exportação de algodão em setembro cresce 62% em volume

 

Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 50,53% da produção de pluma de algodão estimada para 2019/20 no Estado já foi comercializada.O vazio sanitário do algodão em Mato Grosso começou na região 1 no dia 1º de outubro e entra em vigor na região 2 no próximo dia 15.

Durante 60 dias fica proibida a manutenção de plantas vivas de algodão no Estado. A medida consta na Instrução Normativa 001/2016 do Indea-MT e busca prevenir a proliferação de pragas e doenças, em especial o bicudo-do-algodoeiro.
Source: Rural

Leave a Reply