Skip to main content

Vinhos europeus estão entre os produtos taxados pelos Estados Unidos (Foto: Getty Images)

 

Vinhos, queijos, biscoitos e diversos outros produtos da Europa de mais de 150 categorias serão taxados pelos Estados Unidos. É uma consequência de decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo a qual a fabricante de aviões Airbus foi beneficiada por subsídios irregulares europeus.

Os produtos listados estarão sujeitos a tarifas adicionais que variam de 10% a 25%, segundo a lista divulgada pelo Gabinete de Comércio Internacional dos EUA divulgada pera Representação de Comércio dos Estados Unidos (USTR).

Vinhos franceses, espanhois e alemães serão sobretaxados em 25%. Entre as exceções, está o Tokay, originário da Hungria. Queijos de toda a Europa também serão sancionados, com exceção do francês Roquefort. Azeitonas, mexilhões e conchas também terão taxas para entrra no mercado americano.

Em novembro de 2018, quando esteve em Paris para as comemorações do desembarque das tropas aliadas na Normandia, na segunda Guerra Mundial – evento que ficou conhecido como o Dia D – o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia criticado a França. Em entrevista, alegou que os vinhos americanos seriam tributados demais no país. "A França é cara para o vinho, e ainda assim pedimos muito pouco pelo vinho francês", disse.

saiba mais

Clima maluco deve quebrar 13% da produção francesa de vinhos

Vinhos de Portugal terá recorde de rótulos

 

Nos Estados Unidos, os impostos para os vinhos fanceses variam de 0,053 a 0,149 euro por garrafa, dependendo da natureza e do teor alcoólico, de acordo com a Comissão de Comércio Internacional dos EUA. Na Europa, eles variam de 0,11 a 0,29 euro.

Ma so mercado europeu não pode ser considerado fechado para a bebida americana. De 2007 a 2018, as importações, incluindo os da Califórnia, cresceram 200% na França, de acordo com dados da alfândega do país. O mercado francês é o principal destino do vinho "made in America" na Europa.

Portugal também deve sofrer os efeitos das sanções dos Estados Unodos. Produtos como queijo, carne suína, derivados de leite, frutas e diferentes tipos de moluscos estarão sujeitos a uma taxa adicional de 25%. Já a azeitona e o azeite de oliva portugueses ficaram isentos, diferente dos prpodutos de origem espanhola.
Source: Rural

Leave a Reply