Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Em 15 de outubro se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher no campo. Para mensurar e ampliar o espaço ocupado pela presença feminina no agronegócio, a Corteva Agriscience vem apostando em diversas iniciativas desde o ano passado. Entre elas, uma pesquisa realizada em 17 países com mais de 4 mil mulheres.

O estudo revelou que 80% das entrevistadas gostariam de receber o mesmo treinamento que os homens e buscavam mais oportunidades acadêmicas. Com essa informação em mãos, a Corteva lançou em março deste ano o programa educacional Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio. Ideal izado pela marca em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Associação Brasi leira do Agronegócio (Abag), o curso ofereceu treinamento a 20 mulheres em sua primeira edição.

Agora, a empresa amplia suas ações para aumentar ainda mais a liderança da mulher no agronegócio. Ao mesmo tempo em que celebra a formação dessas alunas durante o 4º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, abre, durante o evento, as inscrições da segunda edição do curso, que em 2020 contará com 300 vagas.

“Tivemos uma resposta muito forte dessa primeira turma. Em seis meses, essas alunas engajaram mais de 2.500 mulheres. Elas deram início a movimentos em suas regiões, criaram núcleos e pleitearam espaço para promover a participação feminina em associações de produtores, prefeituras e conselhos”, diz Rosemeire dos Santos, relações institucionais da Corteva, celebrando já contar com uma lista de 200 interessadas para o próximo curso, que será online.

Além disso, a empresa desenvolveu a websérie global “Growing the Next Stories” (Cultivando as Próximas Histórias, em português), que conta com cinco episódios gravados em sete países. O capítulo filmado no Brasil retrata as dificuldades enfrentadas pela produtora e engenheira agrônoma Fernanda Favoreto e mostra como sua passagem pela Academia repercutiu no agronegócio de Catalão, em Goiás. A série poderá ser vista a partir de 14 de outubro em www.mulheresnoagro.corteva.com.br.

No mesmo mês, será lançada a segunda edição do livro “Warriors” (Lutadoras, em português), obra produzida pelo InterAmerican Institute for Cooperation on Agriculture (Iica) que conta com a participação de autoridades renomadas no agronegócio do mundo todo, incluindo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O download gratuito da versão em português estará disponível a partir de 15 de outubro, no formato PDF, em www.mulheresnoagro.corteva.com.br.

“A mulher no agronegócio é uma das grandes bandeiras que a Corteva levanta globalmente. Enxergamos o Dia Internacional da Mulher Rural como uma grande oportunidade de mostrar o que temos feito. A Academia e a websérie são algumas respostas da empresa aos anseios das mulheres detectados na nossa pesquisa”, contextualiza Vivian Bialski, diretora de Comunicação Corporativa da Corteva para a América Latina.
Source: Rural

Leave a Reply