Skip to main content

Codorna (Foto: Fabio Colombini)

 

Como posso saber se as codornas da minha criação são machos ou fêmeas, pois há mais de um mês forneço ração de postura sem contar com um ovo?
Cristiane Correa, via Facebook

É possível identificar pela cor da plumagem o sexo de codornas a partir do período entre 21 e 28 dias de idade. Machos possuem coloração das penas do peito uniforme, prevalecendo um tom caramelo, enquanto as fêmeas apresentam na mesma área do corpo cores difusas, com presença de pintas, semelhante ao preto e branco salpicado das galinhas carijós. Quando adultos, os machos também têm uma estrutura ligada à cloaca, sem penas e com aspecto de bolsa.

saiba mais

Conheça o lagarto de duas cabeças

Aprenda a fazer um carneiro hidráulico

 

No caso de ausência de postura entre as fêmeas adultas, verifique se a dieta fornecida para a criação é específica para a ave e para a fase que está vivendo. Também podem prejudicar a produção de ovos das codornas mudanças bruscas no ambiente, que deve ser silencioso, sem movimentação e bem iluminado. Para estimular a postura, as aves precisam de 14 a 15 horas de luz por dia na quantidade de 9 a 12 lux – unidade de medida de quantidade de luz. À medida que as codornas envelhecem, acima de 14 a 15 meses de vida, também têm declínio significativos na produção.

Consultor: José Evandro de Moraes, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Rua Heitor Penteado, 56. Nova Odessa (SP). Caixa Postal 60. CEP: 13460-000. Tel: (19) 3476-0941. evandro@iz.sp.gov.br
Source: Rural

Leave a Reply