Skip to main content

Segundo o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a FPA não é contra a revisão da Lei Kandir desde que não aumente os impostos (Foto: Divulgação/Frente Parlamentar da Agropecuária)

 

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se posicionou contra a extinção da Lei Complementar 87/1997, conhecida como Lei Kandir, prevista pela PEC 42/2019, que será votada pelo Senado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º) durante reunião semanal da bancada ruralista.

De acordo com o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), houve acordo com o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), um dos autores da proposta, para que a exclusão das desonerações de ICMS da exportação atinja apenas produtos minerais. "Eles [o senador Antonio Anastasia e o presidente do Senado Davi Alcolumbre] perceberam imediatamente que a tributação do produto primário seria muito ruim, enquanto o mineral que tem uma safra única e um buraco deixado no ambiente pode ser tributado", afirma o deputado.  

Questionado sobre a efetividade do acordo, o parlamentar disse que a "palavra vale muito" na Câmara dos Deputados e no Senado. "Se você quebra um acordo, depois não consegue fazer outro", comentou.

saiba mais

Terras indígenas: CNA defende marco temporal de outubro de 1988 para demarcação

Câmara aprova alteração de prazo do cadastro rural

 

A Lei Kandir regulamenta a aplicação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). O agronegócio é isento do pagamento desse tributo sobre as exportações de produtos primários, como é o caso da soja e outros grãos, além de semielaborados ou serviços

“Quando a Lei Kandir foi aprovada, a União se comprometeu a fazer uma compensação aos estados. O setor não se opõe à discussão de revisão da Lei Kandir para aprimorar os repasses aos estados, desde que isso não represente elevação de impostos aos contribuintes e aos produtores rurais”, diz o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

saiba mais

Empresários e produtores investem R$ 50 milhões em novo mercado de flores

AGU publica portaria para regulamentar adesão ao Refis Rural

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply