Skip to main content

A MP foi enviada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados)

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 25, medida provisória (MP) que trata da adesão de agricultores ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Isso ocorreu após acordo firmado entre deputados ambientalistas e da bancada do agronegócio para aprovação do texto, liderado pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

O texto vai agora para o Senado. A MP, enviada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, retira o prazo para inscrição obrigatória de proprietários rurais no cadastro previsto no Código Florestal, aprovado em 2012.

saiba mais

Presidente da CNA elogia discurso do Bolsonaro na ONU

'Queremos um novo código ambiental estadual', diz governador do RS

 

O CAR foi criado para recolher dados detalhados sobre o uso feito das terras no País e subsidiar o Programa de Regularização Ambiental (PAR), gerenciado pelos Estados. A ideia do programa é recuperar o meio ambiente em Áreas de Proteção Permanente (APPs) e reservas legais. Inicialmente, o prazo era de um ano para a requisição do cadastro pelos produtores rurais.

Desde 2017, o prazo tem sido prorrogado porque o descumprimento dele impedia o produtor rural de obter créditos agrícolas. Em todos os adiamentos, a penalidade de restrição de crédito foi suspensa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Source: Rural

Leave a Reply