Skip to main content

A Conab vai fiscalizar os procedimentos de comprovação de perdas realizando levantamentos sobre os trabalhos de operacionalização do programa (Foto: Fernando Martinho/Ed.Globo)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa em comunicado que vai fiscalizar, a partir deste mês, propriedades rurais beneficiadas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Técnicos da estatal vão percorrer as lavouras para conferir os dados declarados pelos peritos encarregados pela comprovação de perdas nas áreas amparadas pelo programa.

Conforme o comunicado, a Conab vai fiscalizar os procedimentos de comprovação de perdas realizando levantamentos sobre os trabalhos de operacionalização do programa, dos agentes financeiros e dos encarregados de realizar a comprovação de perdas junto aos agricultores.

O diretor de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola, Pedro Loyola, do Ministério da Agricultura, destaca que é importante o produtor permitir o acesso e fornecer as informações solicitadas pelos técnicos.

saiba mais

Aprosoja lança plataforma para produtor gerenciar riscos climáticos

Tecnologia permite cultivo de trigo em áreas antes não exploradas, diz Embrapa

 

A fiscalização é realizada pela Conab por causa da sua capilaridade, recursos técnicos, humanos e o seu vínculo com o Mapa, mediante a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Procedimento similar já é realizado no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

O Programa é custeado por recursos alocados pela União, além de recursos provenientes da taxa paga pelo produtor rural para aderir ao Proagro. O objetivo do programa é garantir a amortização ou liquidação de custeios agrícolas objeto de financiamento, no caso de ocorrência de sinistro na lavoura, na proporção das perdas apuradas e permitir o recebimento dos recursos próprios comprovadamente aplicados na lavoura.
Source: Rural

Leave a Reply