Skip to main content

A estação das flores também é conhecida, no Brasil, pelas chuvas (Foto: Fernando Bumbeers/Ed. Globo)

 

A primavera começa nesta segunda-feira (23/9) em todo o Hemisfério Sul do planeta. No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuva, mas neste ano, segundo a meteorologia, chuvas vão atrasar, devendo começar a cai somente em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início ainda em setembro.

"A primavera, no geral, é a mudança da estação do inverno para a chegada do verão. Estamos saindo de um período frio para começar um período quente. Quando vamos para a parte central do Brasil e Sudeste, a estação é associada com a chegada das chuvas. Por isso, grande parte do Brasil tem plantio nessa época do ano, em outubro, quando as chuvas começam a se fixar", disse, em Brasília, o chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis.

saiba mais

Como plantar rosa

O agronegócio que valoriza a floresta em pé

 

Ele acrescenta que a primavera é sempre associada a temporais, pancadas de chuva e trovoadas: "Exatamente por isso que estamos entrando em um período quente com a formação de nuvens, para começar o período de chuva", explicou.

Influências do Atlântico Sul no clima

De acordo com o Climatempo, enquanto o Pacífico Equatorial Leste terá neutralidade climática, a temperatura fria do Atlântico Sul terá maior influência na precipitação sobre o Brasil, o que dificulta o deslocamento normal de frentes frias e assim, aumenta a irregularidade da chuva sobre o país.

Norte

De acordo com a Meteorologia, a previsão para a Região Norte é que, em Roraima, Amapá, nordeste do Amazonas e meio norte do Pará as chuvas ocorram próximas ou abaixo da média para o período. Já na parte centro-sul do Amazonas, sudoeste do Pará e no Acre e Rondônia, haverá possibilidade de chuvas acima da média durante os meses de outubro a dezembro. As temperaturas serão de normal a acima da média.

saiba mais

Como plantar verbena

Operação contra fogo na Amazônia pode ser prorrogada por um mês

 

Nordeste

A previsão para a primavera indica maior probabilidade de chuvas perto da média na parte leste do Nordeste. Nas demais áreas, haverá o predomínio de chuvas ligeiramente abaixo da média. Ressalta-se que o trimestre de outubro a dezembro é o mais seco da parte leste do Nordeste. As temperaturas estarão mais elevadas sobre todo o Nordeste, principalmente na região sul do Maranhão e do Piauí.

Centro-Oeste

A previsão para o Centro-Oeste indica alta probabilidade de chuvas de normal a acima de normal em grande parte da região, exceto na metade norte do Goiás, onde as chuvas serão ligeiramente abaixo da média climatológica. As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul, norte de Mato Grosso e Distrito Federal.

saiba mais

Como plantar dália

Desmatamento na Amazônia quase dobrou de janeiro a agosto, diz jornal

 

Sudeste

Na Região Sudeste, a previsão é que as chuvas sejam ligeiramente abaixo da faixa normal, exceto no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas mais fortes, principalmente em novembro. As temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte do Sudeste.

Sul

Na primavera, ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem permanecer ligeiramente acima da faixa normal nos três estados da região Sul. Já as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade na parte oeste da região e acima da média no restante.
Source: Rural

Leave a Reply