Skip to main content

Porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, e cirurgião Antônio Luiz Vasconcellos Macedo falam sobre a saúde do presidente Jair Bolsonaro e a viagem a Nova York, e, entrevista coletiva, no hospital, em Brasília (DF) (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

 

O presidente Jair Bolsonaro pretende fortalecer a posição do Brasil em relação à Amazônia no seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, na próxima semana, em Nova York, nos Estados Unidos. Foi o que afirmou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, nesta sexta-feira (20/9), ao atualizar as condições de saúde do presidente, em Brasília (DF).

“O presidente está pronto para o combate”, disse o porta-voz. “Ele vai fortalecer a posição do Brasil perante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Vai falar das questões ambientais”, disse ele.

Depois de avaliação média, a viagem do presidente para Nova York foi confirmada para a próxima segunda-feira (23/9). Como é feito tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura do encontro da ONU. Bolsonaro passou por uma cirurgia para remoção de uma hérnia e, segundo o porta-voz, está em boas condições de saúde.

“O presidente encontra-se, há quatro dias da alta hospitalar, em plenas condições clínico-cirúrgicas, tendo sido liberado para dieta leve. Programa reavaliação em sete dias”, disse Rêgo Barros, em leitura do boletim médico emitido pelo hospital DF Star, onde o presidente passou por avaliação.

saiba mais

"Quadrilha reúne os maiores desmatadores da Amazônia", diz procurador

Por Amazônia, deputado dos EUA propõe lei para barrar importações brasileiras

 

Segundo a equipe médica, Jair Bolsonaro passou por exames laboratoriais, cujos resultados se mostraram dentro da normalidade. Um raio-x do abdômen do presidente mostrou em não há mais distensão e o intestino está funcionando normalmente. A dieta do presidente será à base de arroz, purê de batata legumes e carne grelhada.

Em relação à viagem para Nova York, que leva em torno de oito horas e meia de avião, os médicos alertaram apenas para o risco vascular. Mas, de acordo com os médicos, o presidente está usando meia elástica e diariamente tem tomado uma injeção de anticoagulante, o que será feito também durante a viagem.

Foi recomendado a ele também ficar a maior parte do tempo de viagem deitado, com momentos de caminhada no avião. “É mais um cuidado e uma atenção com a circulação venosa depois de uma grande cirurgia e tendo uma viagem de avião pela frente”, disse o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, cirurgião-chefe.

Líder do governo

Sobre a situação do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, alvo de operação da Polícia Federal (PF), na quinta-feira (19/9), o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que o presidente vai avaliar depois de voltar dos Estados Unidos. Bezerra chegou a colocar o posto na liderança à disposição do governo. “Ele vai abordar, se assim o considerar, depois da viagem. O presidente tem um foco e o foco é Nova York, uma questão importante para o país, para o nosso Estado e para a sociedade”, disse ele.
Source: Rural

Leave a Reply