Skip to main content

Planta pode ser cultivada até em quintais(Foto: Maria Cláudia Silva Garcia Blanco/divulgação)

 

Chá é uma bebida que muitos gostam de saborear de manhã, à tarde ou à noite – e em qualquer época do ano. A preferência é pelo seu consumo quente, mas também há versões geladas para dias de temperatura elevada. De preparo fácil e rápido, é elaborado a partir da infusão de folhas, ramos, sementes, frutos ou flores, que possuem vários benefícios para a saúde, atraindo consumidores interessados em alimentos saudáveis e com ação auxiliar na prevenção e cura de enfermidades.

Entre os chás mais populares estão os de plantas medicinais que, embora nem sempre comprovadas cientificamente, são consideradas um reforço para o tratamento de doenças e permitem ser cultivadas até em fundos de quintal. Mesmo em um espaço pequeno, um plantio organizado, bem cuidado e em escala pode ser, inclusive, fonte de renda, com a comercialização da cultura no mercado local. Com diversas opções à disposição, um critério importante para a escolha é avaliar a aceitação do produto fitoterápico na região.

Contra tosse, gripe, bronquite, infecção na garganta e rouquidão, destaca-se o uso de guaco (Mikania glomerata, com floração em janeiro, e Mikania laevigata, em setembro), cujas folhas sempre foram utilizadas pelos indígenas brasileiros para combater os malefícios do veneno de serpentes. Por isso a planta, que ainda hoje é aplicada sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos em algumas regiões do país, também é conhecida por erva-de-serpentes, cipó-caatinga e erva-de-cobra.

Descobertos os efeitos broncodilatador e expectorante das folhas verdes do guaco, que medem de 10 a 15 centímetros de comprimento e 7 centímetros de largura em formatos diversos, seu uso como extrato, xarope ou infusão é indicado principalmente para aliviar problemas nas vias respiratórias, inclusive por meio de programas de saúde pública. O guaco faz parte da Lista de Medicamentos Fitoterápicos de Registro Simplificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Originário da América do Sul, com ocorrência também no Uruguai, Paraguai e Argentina, o guaco é uma trepadeira de grande porte, que pode atingir de 2 a 3 metros de altura, e com folhagem densa e perene. Os ramos castanho-esverdeados são cilíndricos, lenhosos e estriados. A planta tem hábitat natural em margens de rios, com crescimento espontâneo em matas primárias, capoeiras, orla de matas e várzeas sujeitas a inundações.

Em cultivo doméstico, o guaco possui boa adaptação, em especial em terrenos arenosos e úmidos. Bastante procurada pelas abelhas melíferas durante a época da floração, quando exala um leve aroma de baunilha gerado pelo princípio ativo cumarina, a propagação da espécie é realizada, sobretudo, por meio de plantio de estacas do caule.

 

 

INÍCIO O guaco pode ser encontrado até em bancas de feiras de ruas, mas, para começar um cultivo em escala para vender a planta, é melhor adquirir mudas de qualidade e vigorosas de viveiristas idôneos. Peça referências de profissionais no mercado e com instituições de pesquisa de plantas medicinais, que podem fornecer material selecionado e mais produtivo.

AMBIENTE Com a presença de sol é essencial para o plantio de guaco. Seu florescimento depende, entre outros fatores, da incidência direta dos raios solares em, pelo menos, uma parte do dia. Por isso, a planta pode ser cultivada em local com meia-sombra. Rústica, tolera as oscilações de temperatura que estão sujeitas a ocorrer nas diferentes regiões do país.

PROPAGAÇÃO Por meio de estacas é a mais indicada para o guaco. Retire de segmentos sadios e grossos de uma planta maior as medianas ou basais, com três gemas – enterre duas e deixe uma para fora – e um par de meias-folhas – corte-as ao meio. A formação de mudas ocorre em dois ou três meses. Quando enraizadas, devem ser transplantadas para o local definitivo e com suporte.

PLANTIO Precisa ser conduzido em espaldeira, em caramanchões ou em cerca de 1,2 metro de altura, uma vez que o guaco é planta trepadeira, necessitando de sustentação para o seu desenvolvimento. Uma opção é utilizar árvores secas como tutores. Posicione o canteiro com solo arenoso, rico em matéria orgânica e úmido, no sentido norte-sul.

ESPAÇAMENTO Indicado para o cultivo de guaco é de 1 a 1,5 metro por 2 metros, medidas estabelecidas para que a planta se desenvolva bem em canteiros.
ADUBAÇÃO Com húmus de minhoca ou composto orgânico na dosagem de 3 a 5 quilos no plantio contribui para que o guaco tenha um crescimento robusto.

IRRIGAÇÃO Recomenda-se ser frequente, sobretudo em períodos de seca. No entanto, é importante ressaltar que as regas devem ser moderadas, para evitar a ocorrência de encharcamentos.

PRODUÇÃO Está pronta aos oito meses do plantio, quando pode ser realizada a primeira colheita das folhas e dos ramos das brotações secundárias na pré-floração. As demais coletas devem ser feitas somente a cada seis meses. Apesar da possibilidade de a colheita do guaco ser realizada em qualquer época do ano, dê preferência para o fim do inverno ou o início da primavera, períodos em que a planta apresenta maior teor de princípios ativos em sua composição.

 
Source: Rural

Leave a Reply