Skip to main content

Decisão do parlamento da Áustria obrigará novo governo a se manifestar contra o acordo no parlamento europeu (Foto: Arquivo/EFE)

 

O Parlamento da Áustria aprovou, na quarta-feira (18/9) uma moção contrária ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, fechado em junho pelos dois blocos. A decisão obriga o país a votar contra o acordo no Parlamento Europeu. Um novo governo austríaco deverá ser eleito no fim deste mês.

O acordo entre Mercosul e União Europeia havia sido assinado no dia 28 de junho, mas sua entrada em vigor ainda depende de aprovações dos parlamentos dos membros dos dois blocos. Se for ratificado, criará a maior área de livre comércio do mundo, envolvendo exportações de produtos agrícolas e industriais.

saiba mais

O que o agronegócio brasileiro ganha com o acordo entre Mercosul e UE

UE-Mercosul: ministério divulga tarifas e cotas para produtos agrícolas

 

A rejeição teve apoio de quase todos os partidos que compõem o parlamento austríaco, de acordo com a rede alemã Deutsche Welle. Ainda conforme a reportagem, o posicionamento do governo brasileiro em relação à Amazônia estaria entre os motivos. A situação tem provocado críticas de diversos países europeus.

A Áustria realiza eleições gerais no dia 29 para formar um novo Parlamento e um novo Executivo. O governo atual está no poder desde junho, depois de uma crise política que encerrou uma coalizão de conservadores e políticos de ultradireita.
Source: Rural

Leave a Reply