Skip to main content

Em 2018, Fórum discutiu os impactos da greve dos caminhoneiros no agronegócio.  (Foto: Rodrigo Trevisan/Ed. Globo)

 

A Revista Globo Rural realiza na próxima terça-feira (17/9) o 7º Fórum Caminhos da Safra, que neste ano discutirá a navegação de cabotagem no Brasil.  Pela primeira vez o Fórum será realizado em Brasília, na sede do Sistema CNA/Senar.

O evento marca o encerramento de mais uma temporada da série de reportagens sobre infraestrutura e logística do agronegócio brasileiro. Todos os anos, as equipes de reportagem da revista percorrem cerca de 10 mil quilômetros pelas principais rotas do setor produtivo a bordo de um caminhão Scania.

Em 2019, as viagens abordaram a logística da soja na região nordeste de Mato Grosso até o Pará, além do café plantado em Minas Gerais e Espírito Santo e das frutas no Vale do São Francisco. Na última etapa, nossas equipes conferiram a operação de cabotagem que leva o arroz colhido no Rio Grande do Sul para abastecer o Norte e Nordeste do país.

Cabotagem é a navegação marítima entre portos pela costa de um mesmo país. Esta modalidade vem crescendo no Brasil, especialmente após a paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018. O potencial a ser explorado, porém, é muito grande, mas esbarra em alguns obstáculos, principalmente do ponto de vista da legislação nacional.

O assunto será debatido por representantes da cadeia produtiva, do setor público e privado e especialistas em logística do agronegócio nacional. O coordenador do departamento de Navegação e Hidrovias no Ministério da Infraestrutura, Cléber Martinez, será um dos debatedores. Ele apresentará os estudos que o governo federal está concluindo na área de cabotagem, com objetivo de alanvacar esta modalidade no país.

Além dele, participam do debate o consultor de logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, o diretor-executivo da Aliança Navegação e Cabotagem (Hamburg Süd Brasil), Marcus Voloch e o representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA/BRF), Paulo Renato. A discussão será mediada pelos jornalistas Bruno Blecher, diretor de redação da Globo Rural, e Cassiano Ribeiro, editor-executivo da Globo Rural. 

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever basta enviar um email para: RSVPEVENTOS@EDGLOBO.COM.BR  ou ligar para (11) 3767-7196.

O 7º Fórum Caminhos da Safra tem o patrocínio da Scania e da Corteva e apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

 
Source: Rural

Leave a Reply