Skip to main content

É possível evitar a doença seguindo um programa de vacinas (Foto: Fernando Martinho)

 

Como tive bovinos infectados pelo carbúnculo, gostaria de saber se há risco de transmissão para outros animais da criação, quais os primeiros sinais visíveis da doença e as medidas preventivas que devo aplicar na propriedade.
Aristides Lima, de Grajaú (MA).

O carbúnculo sintomático, mais conhecido pelo seu nome popular manqueira, é uma clostridiose, grupo de doenças que inclui também gangrena gasosa, tétano e enterotoxemia, cuja causa ocorre por meio da Clostridium chauvoei, bactéria que está presente em pastagens. Por isso, toda a criação deve estar contaminada, já que houve na propriedade casos da enfermidade, que não é considerada zoonose por ser comum em pastos e rebanhos do Brasil e do mundo. Ao ser ingerida, a bactéria penetra na mucosa da boca do bovino, adentra a corrente sanguínea e permanece em sua forma inativa (esporo) nas terminações de pequenos vasos. A manifestação da doença é verificada em animais que não foram vacinados ou tiveram um trauma em alguma parte do corpo.

saiba mais

Conheça o bacupari

GR Responde: como plantar melancia orgânica?

 

Em uma propriedade onde não foi registrada a incidência da moléstia, proteja o rebanho com vacinação contra as clostridioses, de acordo com a seguinte programação:
· Gado leiteiro: aos três meses de vida, com reforços aos quatro meses, doze meses, anualmente e aos 60 dias antes do parto;
· Gado de corte: aos três meses de vida, com reforços no momento da desmama, aos doze meses, anualmente e aos 60 dias antes do parto.

Em uma propriedade onde foram verificados casos da doença, as vacinações devem ser feitas segundo o seguinte cronograma:
· Gado leiteiro: aos dois meses, com reforços aos três meses, seis meses, semestralmente e 60 e 30 dias antes do parto;
· Gado de corte: aos três meses, aos quatro meses, no momento da desmama, semestralmente e 60 e 30 dias antes do parto.

Consultor: Raul Mascarenhas, médico veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste. São Carlos (SP). Caixa Postal 339. CEP: 13560-970. Tel: (16) 3411-5663. www.embrapa.br/fale-conosco.
Source: Rural

Leave a Reply