Skip to main content

Os polímeros biodegradáveis eliminam a necessidade de remoção e reciclagem, além de serem facilmente metabolizados pelos microrganismos do solo (Foto: BASF/Divulgação)

 

Os filmes mulching de polietileno são muito conhecidos e utilizados por produtores, especialmente de frutas e hortaliças, como uma medida no controle de plantas daninhas, manutenção da temperatura e umidade do solo, dentre outras vantagens. No Brasil, o produto tem sido cada vez mais utilizado por produtores alinhados às demandas de redução de custos e aumento da produtividade.

No entanto, após a colheita, os filmes devem ser retirados, exigindo mais uso de mão-de-obra e deixando resíduos não biodegradáveis que se acumulam no solo.  A solução mais eficiente pra isso já existe no mercado: polímeros biodegradáveis, que eliminam a necessidade de remoção e reciclagem, além de serem facilmente metabolizados pelos microrganismos do solo.

O ecovio® M2351 é um plástico certificado, desenvolvido pela BASF para filmes mulching feito com polímeros produzidos a partir de matérias-primas biodegradáveis e do co-poliéster ecoflx (polibutileno adipato co-tereftalato – PBAT). Com o mulching biodegradável, é possível arar o solo após a colheita mecânica, sem necessidade de remoção.

O ecovio® M 2351 foi o primeiro material a ser certificado como biodegradável no solo, segundo a norma europeia DIN EM 17033. Muitos países também aceitam o uso de filme mulching feito com ecovio® para cultivos orgânicos.

saiba mais

Empresa lança tênis vegano feito de milho e algodão

Com estudo sobre macadâmia, brasileira vence feira mundial de ciências

 

O polímero é degradado no solo pelos micro-organismos (bactérias e fungos), que utilizam o carbono do bioplástico para produzirem energia. Os produtos finais da biodegradação são CO2, água e biomassa. Assim, além do papel de proteção das culturas e do solo durante o plantio, o polímero biodegradável ainda ajudam na melhoria da qualidade do solo (aumento da biota).

A empresa portuguesa Silvex, com mais de 50 anos de experiência na criação de produtos de consumo plástico e papel, também criou o mulch Agrobiofilm®, um polímero biodegradável produzido de acordo com os requisitos das culturas a que se destina (hortaliças, fruteiras e ornamentais em viveiros).

Mais de 25 mil hectares em solos lusitanos são cultivados recorrendo ao uso do plástico de polietileno, o que representa a utilização de cerca de 5.000 toneladas de plástico de origem fóssil anualmente. Com o polímero biodegradável, o produtor pode incorporá-lo ao solo no final do ciclo de cada cultura.

Em 2016, o mulch Agrobiofilm® rendeu à Silvex uma menção honrosa do Prêmio Produto Inovação promovido pela Cotec e ANI, entidades portuguesas que premiam publicamente produtos inovadores desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras que operam no país.
Source: Rural

Leave a Reply