Skip to main content

Plantação de repolho (Foto: Pixabay)

 

Como faço para combater essas lagartas em hortaliças?
Wadson Santos, de Retirolândia (BA).

A traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) é a principal praga do repolho no mundo. Pode ser evitada com a adoção das seguintes medidas:
· Cultivos consorciados com plantas não hospedeiras de porte ereto e que possuam substâncias repelentes, como o coentro;
· Plantios sucessivos de plantas da mesma família (brócolis, couve-flor e couve);
· Remoção de folhas com ovos e lagartas;
· Destruição e incorporação dos restos culturais e de plantações abandonadas;
· Eliminação de plantas espontâneas de cultivos anteriores antes do novo plantio; e
· Realização de vazio fitossanitário por, pelo menos, quatro semanas.

saiba mais

Conheça a pimenta habanero

O que fazer com a dama da noite com pouco perfume?

 

 

(Foto: Wadson Santos/Arquivo Pessoal)

 

Inseticidas químicos registrados para o repolho são o principal produto de controle das lagartas. Porém, como alternativa em fases iniciais do ataque, quando os insetos são menores que 1 centímetro de comprimento, podem ser utilizadas opções à base de óleo de nim (A. indica), com até 0,5% de concentração na calda, ou que contenham a bactéria Bacillus thuringiensis das subespécies kurstaki e aizawai. Com aplicações em intervalos semanais, as pulverizações devem ser dirigidas às folhas, sempre em dias com vento fraco e no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas.

Outra possibilidade de controle biológico é a liberação do parasitoide de ovos Trichogramma pretiosum, podendo ser utilizado conjuntamente com inseticidas à base de B. thuringiensis e inseticidas reguladores de crescimento para controle de lagartas, os quais são seletivos em favor do T. pretiosum. Todos os produtos mencionados devem ser utilizados seguindo critérios da bula e/ou do fornecedor, e com acompanhamento de um profissional da Assistência Técnica e Extensão Rural próxima.

Consultor: Raphael Augusto de Castro e Melo, pesquisador da área de fitotecnia da Embrapa Hortaliças. Rodovia Brasília/Anápolis (BR 060), km 09, Brasília (DF). Caixa Postal: 218. CEP: 70359-970. Tel: (61) 3385-9110. www.embrapa.br/fale-conosco.

Você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply