Skip to main content

Opção pela soja pode levar a aumento de oferta da oleaginosa na Argentina (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Em meio ao período eleitoral e à turbulência que atinge a economia do país, agricultores da Argentina pode trocar o milho pela soja na safra 2019/2020, informa o site Mercopress. O objetivo seria reduzir custos para o próximo ciclo que, segundo a publicação, estariam 70% maiores no cereal em relação à oleaginosa, girando em torno de US$ 500 por hectare.

Citando analistas de mercado, o site informa que a decisão pode pesar na produção argentina de milho e elevar o suprimento de soja para a safra nova, que está em início de plantio no país. A Argentina é o maior exportador mundial de soja processada e terceiro maior nas vendas externas do grão.

Reportagem divulgada esta semana por Globo Rural já mencionava essa possibilidade de migração de culturas na próxima safra argentina. Levantamento feito pela consultoria Zorraquim + Menezes com mais de 500 participantes apontou que 28% pretendiam mudar e outros 34,1% avaliavam a possibilidade de mudança na safra.

saiba mais

Exportações argentinas de alimentos entre janeiro e julho crescem 17,6%

Cenário político na Argentina pode afetar a oferta de soja, segundo consultoria

 

A incerteza na economia e na política do país afetam a decisão dos produtores. Recentemente, o governo de Maurício Macri anunciou a suspensão de pagamentos da dívida externa e a extensão de prazos para cumprir compromissos de curto prazo. E o ambiente de incerteza no país aumentou com a derrota da chapa governista nas eleições primárias, de 11 de agosto.

A chapa de oposição é liderada por Alberto Fernandez e tem como candidata a vice a ex-presidente Cristina Kirchner. Durante seu mandato, Cristina também teve relações tensas com o setor agropecuário argentino, especialmente quando estabeleceu impostos sobre exportação de commodities agrícolas. O primeiro turno das eleições será em 27 de outubro.
Source: Rural

Leave a Reply